

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) encerrou sua turnê de 40 anos com uma noite memorável em Belo Horizonte, neste sábado (25), em apresentação inédita na cidade. O concerto, sob regência do maestro titular e diretor musical da Orquestra, Roberto Tibiriçá, reuniu cerca de mil pessoas na Sala Minas Gerais, um dos palcos mais renomados do País.
O público mineiro foi recebido com um programa inteiramente dedicado ao romantismo europeu: a "Abertura de Os Mestres Cantores de Nüremberg", de Richard Wagner; "Os Prelúdios", de Franz Liszt; e a "Sinfonia nº 5", de Piotr Ilitch Tchaikovsky.
“Eu tenho frequentado bastante a Sala Minas Gerais e surgiu o interesse de conhecer outras orquestras a partir daí. Eu achei maravilhoso, muito bom mesmo”, elogiou o arquiteto Bruno Melo Almeida.
“A orquestra estava muito bonita. Parabéns a todo mundo envolvido. Sempre que quiserem voltar, serão muito bem-vindos”, disse a publicitária Érica Maria.
Para outros, a noite foi também uma experiência inédita. “Foi o meu primeiro concerto na vida. Achei tudo muito bonito: a maneira como o maestro rege, o som, o ambiente. Espero que voltem mais vezes”, descreveu o estudante de computação Davi Kreppel.
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, Tibiriçá ressaltou justamente que o aniversário da OSP é uma oportunidade de celebrar a democratização da música erudita no País. “Nas últimas décadas, o interesse dos jovens por música erudita cresceu muito. Você não vê só cabeças brancas na plateia, mas muitos jovens também. A música erudita deixou de ser uma coisa elitista. Hoje em dia, ela é extremamente acessível a qualquer pessoa”, disse.
Entre o público também estava o coralista e musicista Anderson Guimarães, que destacou o encontro entre os dois estados com grande tradição sinfônica. “É um prazer enorme receber a Orquestra do Paraná aqui, ainda mais em um momento em que ela comemora 40 anos. Vem encantar e enaltecer mais ainda o trabalho que a gente faz em Minas Gerais. Já assisti a um concerto do grupo, há muito tempo, e adorei poder ver como evoluiu”, afirmou.
REENCONTRO – Tibiriçá, que foi titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais entre 2010 e 2013, celebrou o reencontro com o público mineiro em um palco de referência internacional. Para ele, a Sala Minas Gerais, projetada para oferecer uma experiência sonora imersiva, proporcionou uma experiência perfeita entre acústica e repertório.
“Tenho contato bem particular com esse público de música, ainda mais em Belo Horizonte, que foi minha casa durante alguns anos. A sala é linda e, na minha opinião, tem uma das melhores acústicas da América do Sul”, afirmou.
Para o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, o concerto em Belo Horizonte simboliza o alcance nacional do trabalho desenvolvido pela orquestra paranaense. “Encerrar a turnê dos 40 anos em uma das salas mais prestigiadas do país é um marco. A Orquestra leva consigo o talento e a sensibilidade de nossos músicos, que representam com orgulho o Paraná”, afirmou.
Dentro da programação do aniversário da OSP, foram dezenas de apresentações no Centro Cultural Teatro Guaíra, complexo do qual faz parte em Curitiba - todos a preços acessíveis. Destaque para a parceria com a Ópera de Paris no concerto “Bizet e seus Contemporâneos”, no último dia 8, dentro da Temporada França-Brasil 2025.
A turnê de 40 anos da OSP passou por outros importantes palcos brasileiros, como o Auditório Claudio Santoro e a Sala São Paulo, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, reforçando o compromisso da Orquestra com a difusão da música sinfônica e o acesso democrático à cultura.
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





