

A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná é um dos principais canais de escuta e diálogo entre a população e o Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a transparência na gestão pública da saúde. Mais de 500 ouvidores são a “ponte” para a troca de informações com a população.
Com uma média de 67 mil atendimentos por ano, o site oficial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os telefones 0800 644 44 14 e telefone exclusivo do WhatsApp (41) 3330-4414 são canais para sugestões, solicitações, reclamações, denúncias, elogios e demais informações quanto aos serviços e atendimentos prestados na saúde paranaense.
De janeiro a outubro deste ano, foram registradas 62,8 mil manifestações, sendo presencial o meio mais utilizado, com 38,1% dos contatos. Em 2024, nesse mesmo período, o número de manifestações chegou a 70,4 mil.
“A ouvidoria traduz o compromisso do SUS com o atendimento humanizado, o diálogo contínuo e a melhoria constante dos serviços de saúde em todo o Estado. Cada manifestação é analisada com cuidado por uma equipe técnica, que direciona a demanda ao setor responsável e acompanha o retorno, garantindo respostas personalizadas e dentro dos prazos legais”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Os serviços com o maior número de procura são solicitações de medicamentos não padronizados, questões de vigilância sanitária, entre outros assuntos pertinentes à saúde pública.
A ouvidora-geral da Saúde, Laís Alves Ventura, destaca que, além das reclamações e dúvidas registradas pela população, muitas manifestações também trazem elogios e sugestões voltadas à melhoria dos estabelecimentos de saúde e à qualificação dos serviços prestados. “Trabalhamos para a defesa dos direitos à saúde, com imparcialidade e contribuindo com a detecção e prevenção da corrupção e outras irregularidades, promovendo a prestação de serviço público mais transparente, justa e ética”, considerou.
A Ouvidoria Geral coordena as Ouvidorias Regionais de Saúde, Ouvidorias de Hospitais e Unidades Próprias da Secretaria da Saúde, Ouvidorias dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) e Ouvidorias Municipais de Saúde.
Como registrar uma manifestação na Ouvidoria do SUS:
- Presencialmente, no local que presta o serviço da saúde
- Nas urnas disponíveis nos estabelecimentos de saúde
- Pela internet no portal: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Fale-com-Ouvidoria
- Por ligação via 0800 644 44 14
- Pelo telefone exclusivo do WhatsApp (41) 3330-4414
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá reforça rede de atendimento rápido e integrado no combate ao AVC
Saúde Carreta Saúde da Mulher faz 8,4 mil exames e consultas gratuitas em 26 cidades do Paraná
Sergipe Governador Fábio Mitidieri destaca queda histórica de 72% nos homicídios em Sergipe
Saúde Saúde do Ceará discute conscientização pela perda perinatal durante simpósio
Saúde Saiba como é o tratamento de câncer de mama no Hospital Geral de Fortaleza
Saúde Investimento de R$ 1 bilhão em cirurgias eletivas é destaque de apresentação na Assembleia
Cuiabá - MT Secretaria Municipal de Saúde realiza café da manhã em homenagem ao Dia do Servidor Público e à Campanha Outubro Rosa
Sergipe Maternidade Nossa Senhora de Lourdes recebe aparelho moderno de ultrassonografia para diagnósticos precoces
Mato Grosso do Sul Com liderança nacional em imunização, MS mobiliza escolas na edição 2025 do Aluno Imunizado Mín. 16° Máx. 28°





