

Estudantes dos centros de excelência Atheneu Sergipense (Aracaju), 28 de Janeiro (Monte Alegre de Sergipe) e Professor Hamilton Alves Rocha (São Cristóvão) participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo (RS). Considerada a maior feira científica da América Latina, a edição deste ano reuniu mais de 770 projetos de 16 países diferentes, sendo um espaço onde estudantes de todas as idades puderam compartilhar ideias inovadoras e soluções para problemas reais da sociedade.
Durante a mostra, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos para avaliadores nacionais e internacionais, trocar experiências com outros estudantes e conhecer novas tecnologias e metodologias aplicadas em diferentes áreas do conhecimento. A participação na feira também reforça a importância do investimento em ciência e educação, estimulando o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico e capacidade de solucionar problemas desde o ambiente escolar.
No Centro de Excelência Atheneu Sergipense, os projetos alcançaram grande destaque na Mostratec 2025. Ambos foram orientados pelos professores Cristiane de Campos Moreira, Everton Ricardo Santos e Patrícia Soares de Lima. O trabalho ‘Leite da Mangabeira na Produção de Bioplásticos: Uma Resposta Sustentável à Crise dos Resíduos Plásticos’ conquistou o 4º lugar, enquanto ‘Desenvolvimento de Esponjas Biodegradáveis Utilizando Fibra de Coco: Uma Alternativa Sustentável às Esponjas de Plástico – Parte 2’ garantiu o 1º lugar e uma credencial para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP).
O primeiro projeto, que desenvolve esponjas sustentáveis a partir de fibra de coco, foi desenvolvido pelos estudantes Júlia Pereira Fraga, Lucas Thierrys de Almeida Santos e Melissa Sá Martins. Já o segundo, que trabalha com o leite da mangabeira, contou com a participação de Bianca Mikaelly da Silva, Júlia Santos Moreno Rezende e Otávio Gabriel de Araújo.
Já o projeto ‘CAPTA’, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, buscou identificar precocemente sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de contextos vulneráveis, envolvendo questionários e a criação de um kit educativo. As alunas Taislaine Santos, Luana Souza e Ana Karla Lima, orientadas pelos professores Edson Oliveira e Lark Soany, vivenciaram a ciência na prática e conquistaram o 1º lugar em Ciências Sociais e o Prêmio Cientista Jovem, destacando o impacto social e a relevância da pesquisa escolar.
De acordo com Edson Oliveira, participar da Mostratec como orientador do projeto foi uma experiência muito marcante. “A gente se dedica o ano inteiro, e ver nossos alunos conquistando o primeiro lugar da categoria foi uma alegria imensa. É o reconhecimento de um trabalho feito com muita seriedade e compromisso. Essa experiência reforça o quanto a iniciação científica pode transformar a escola pública. Quando os estudantes têm incentivo e acreditam em si mesmos, eles mostram que são capazes de chegar muito longe”, expressa o professor.
O Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha também marcou presença na Mostratec 2025 com o projeto ‘Biocerâmica’, que busca transformar resíduos de casca de ovo gerados na própria escola em um biomaterial com potencial de uso na área de odontologia. O destaque do projeto está em ter sido inteiramente desenvolvido a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando ao estudante aplicar, na prática, o que aprendeu e vivenciar de forma concreta o potencial transformador da ciência no ambiente escolar.
Para Patrícia Fernanda Andrade, professora orientadora do ‘Biocerâmica’, foi uma honra poder representar a pesquisa da escola pública sergipana na mostra. “Este evento representa uma oportunidade única para socializar ideias, estabelecer colaborações internacionais e avançar na compreensão de um campo que promete revolucionar nosso mundo. É uma forma de os estudantes apresentarem suas ideias em forma de trabalhos científicos, nos quais integram atitudes, habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento”, diz Patrícia.








Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





