

A cidade de Bom Jesus já está em clima de festa para receber o 16º Festival de Rabeca, que será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro de 2025, com o tema “Som das Rabecas — Herança e Tradição”. Mais do que um evento musical, o festival se consolida como um espaço de valorização da cultura popular e da identidade rabequeira, símbolo da expressão artística do povo bonjesuense e do Cerrado Piauiense.
A programação contará com shows de artistas locais e nacionais, além de oficinas, apresentações de grupos tradicionais, exposições e vivências culturais. Os principais palcos estarão distribuídos pela cidade, garantindo acesso democrático às atividades. O palco principal ficará na praça Marcos Aurélio, no Centro e vai receber os shows. Já a praça da Cultura Ramon Neto (ao lado do Teatro Alard) será dedicada às manifestações da cultura popular, enquanto as oficinas ocorrerão no Teatro Alard e na Escola Cultural Mestre Joaquim Carlota (Rua Helvécio Pinheiro, 193 – Bairro São Pedro).
No dia 6 de novembro, sobem ao palco As Fulô do Cerrado, Nando Reis, Márcia Felipe, e Artuzinho Cantor. Já no dia 7, o público poderá curtir apresentações da Orquestra de Rabeca e Rabequeiros de Bom Jesus, Forró Sacode, Jotavê, Lorim Vaqueiro e Cristiano Gama. Encerrando o festival, no dia 8, as atrações serão Chambinho do Acordeon e Écore Nascimento, Forró Balancear, Forrozão Tropykália, Galícia e A Dama Louise.

Para o secretário de Estado da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, a realização do Festival reforça o compromisso do Governo em fortalecer as tradições populares e apoiar iniciativas que preservam a memória cultural do estado. “O Festival de Rabeca de Bom Jesus é um patrimônio cultural vivo. Ele representa a força da nossa gente, o talento dos nossos rabequeiros e a capacidade de fazer da arte um elo de identidade e resistência. Quando valorizamos a rabeca, valorizamos a história, o território e o sentimento do povo do Cerrado piauiense”, destacou o secretário.
Com raízes profundas na tradição nordestina, o Festival de Rabeca de Bom Jesus segue como um dos mais importantes eventos culturais do calendário estadual, celebrando a herança musical sertaneja e promovendo o encontro entre gerações de artistas, mestres e admiradores dessa arte ancestral.
Realizado pela LC Serviços e Projetos, o Festival conta com patrocínio da Equatorial Energia, através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Governo do Estado do Piauí.
Amazonas Carnaval na Floresta 2026 encerra com Carnaboi lotado e início oficial dos preparativos para o Festival de Parintins
Cuiabá - MT Escola Municipal de Música contará com coral infantil e coral de servidores públicos
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças Mín. 20° Máx. 28°





