

A produção mineira de algodão cresceu 57%, saltando de 92,6 mil toneladas em 2018 para 145,3 mil toneladas que devem ser colhidas na safra de 2025. A área plantada e a produtividade também acompanharam o movimento de alta no período e vão alcançar 33 mil hectares e produtividade de 4,38 toneladas por hectare.
Os bons números refletem as ações do Governo de Minas de fortalecimento do setor por meio do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), executado em parceria com a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa).

Nessa quinta-feira (6/11), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , reconheceu a contribuição de 34 indústrias para o fortalecimento da cotonicultura mineira com a entrega de certificados de participação no programa.
O Proalminas se transformou em uma importante ferramenta de incentivo a toda a cadeia produtiva de algodão e tecidos no estado. Por um lado, o programa garante benefício fiscal às indústrias que compram o algodão mineiro, reduzindo a carga tributária incidente sobre o produto industrializado. Para o produtor rural, as ações viabilizam aumento da renda, escoamento da produção, capacitação e acesso às inovações tecnológicas.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou os resultados dos investimentos. “Desde 2003, o Proalminas vem alavancando a produção do algodão e a indústria têxtil no estado. Os recursos repassados para o Proalminas/Fundo Algominas têm viabilizado o aumento da produtividade e da qualidade da fibra. E isso cria um círculo virtuoso, que garante ao produtor mercado e preço acima da média e matéria-prima de qualidade superior para as indústrias que participam do programa”, explica.
Painel da cadeia têxtil
Durante a agenda, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Amipa, promoveu o terceiro Painel da Cadeia Têxtil, reunindo produtores, indústrias e representantes de instituições do setor. O encontro foi uma oportunidade para discutir as tendências, desafios e oportunidades de mercado para o algodão produzido no estado.
A melhora da qualidade do algodão mineiro, impulsionada pelo Proalminas foi um dos temas abordados. Segundo o Coordenador Sênior da Better Cotton Initiative (BCI), João Rocha, o programa desempenha papel transformador desde 2003, quando foi criado. “É uma política pública eficaz, que trouxe ganhos significativos nos parâmetros de qualidade exigidos pela indústria, como a resistência e o comprimento da fibra. Além disso, houve redução na proporção de amostras fora do padrão, que caíram de 12% na safra 2010/2011 para apenas 0,4% em 2018/2019”, afirma.
Os impactos da reforma tributária para as indústrias têxteis mineiras e no benefício fiscal do Proalminas foram abordados pela Secretária-Adjunta da Secretaria de Fazenda do Estado (SEF) e a Gerente Tributária da Fiemg, Rita Bacchieri.
Em tempos de mudanças nas relações comerciais externas, outro tema discutido foi o mercado da exportação de algodão brasileiro e o impacto das mudanças causadas pelas relações comerciais com os Estados Unidos. O assunto foi apresentado pelo presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão, Dawid Wajs.
A atuação do Sou de Algodão, movimento que surgiu em 2016 no São Paulo Fashion Week com o objetivo de valorizar e estimular o uso da fibra natural e nacional, foi tema da palestra do diretor-executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Márcio Portocarero.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





