

Em alusão à campanha Novembro Azul, o programa ‘Opera Sergipe’, realizou neste sábado, 8, uma ação especial voltada à promoção da saúde do homem e ao fortalecimento das estratégias de cuidado e prevenção. Durante a mobilização, foram realizadas cirurgias bariátricas e urológicas, reforçando o compromisso do Governo de Sergipe com o acesso a procedimentos cirúrgicos de forma humanizada e eficiente.
A ação integra o conjunto de atividades que marcam o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde masculina, especialmente no enfrentamento de doenças que impactam diretamente a qualidade de vida e a expectativa de vida dos homens.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, a iniciativa busca aliar o cuidado preventivo às ações práticas de assistência cirúrgica, ampliando o acesso da população aos procedimentos por meio do maior programa de cirurgias eletivas do estado.
“O Novembro Azul é um momento importante para reforçar a necessidade de que os homens cuidem da própria saúde e façam seus exames regularmente. O Opera Sergipe vem somar a esse movimento, garantindo que pacientes com indicações cirúrgicas, como as bariátricas e urológicas, tenham acesso rápido e seguro aos procedimentos”, destacou o secretário.
Saúde e esperança
O Opera Sergipe é um programa que tem como objetivo reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas em todo o estado, oferecendo procedimentos em diversas especialidades, tanto na capital quanto no interior. Desde sua implantação, a iniciativa vem ampliando a capacidade cirúrgica e garantindo mais agilidade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e já devolveu a qualidade de vida a mais de 32.862 sergipanos.
Entre os beneficiados está Jairo Siqueira, que viu na cirurgia bariátrica uma nova chance de recomeçar e cuidar da própria saúde. “Essa cirurgia representa um recomeço pra mim. Eu vinha enfrentando muitas dificuldades por causa do peso como cansaço, falta de disposição e até limitações para fazer coisas simples do dia a dia. Agora, com a cirurgia, tenho esperança de uma vida nova, com mais saúde e qualidade. Estou muito grato por essa oportunidade, porque sei que é o primeiro passo para recuperar minha autoestima e viver melhor”, afirmou.
Já o técnico de informática, Jamesson Magno, relatou que, após anos convivendo com a obesidade, agora consegue enxergar o início de uma nova fase. “Sempre lutei contra o peso e tentei várias dietas, remédios, academia, mas sempre acabava voltando tudo de novo. A obesidade começou a atrapalhar não só a minha saúde, mas também o meu trabalho e meu dia a dia. Sou técnico de informática, passo muito tempo sentado, e isso só piora a situação. Chegou um ponto em que até pra subir uma escada ou caminhar um pouco eu já ficava cansado”, contou.
Ao saber do Opera Sergipe, Jamesson decidiu ir atrás para a realização da cirurgia. “Foi uma alegria enorme, porque eu já não via mais saída. Agora, quero aproveitar essa nova chance para mudar meu estilo de vida, cuidar mais de mim e da minha saúde”, declarou.




Saúde Ipsemg nomeia excedentes e amplia quadro de profissionais para fortalecer a assistência em saúde
Saúde Ácido hialurônico reduz osteoartrite no ombro e cotovelo
Saúde Síndrome do olho seco é doença crônica multifatorial
Cuiabá - MT UPA Verdão passa por reforma e casos graves serão estabilizados e redirecionados
Saúde Técnicas endoscópicas impulsionam tratamentos da coluna
Mato Grosso do Sul SES debate avanços do Telessaúde e implantação da teleconsultoria em Mato Grosso do Sul
Amazonas Hospital Delphina Aziz realiza dois transplantes renais com órgãos doados em Rondônia
Piauí Governador apresenta resultados dos indicadores de Saúde Pública do Piauí nesta terça (20)
Mato Grosso do Sul Hospital Regional de Dourados inicia atendimento pediátrico com leitos exclusivos e cirurgias especializadas Mín. 17° Máx. 23°





