

Produção do Grupo de Teatro Experimental da UEA une drama e mitologia em uma jornada sobre justiça e redenção


O Teatro Gebes Medeiros, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro de Manaus, recebe, nesta quarta-feira (12/11), o ensaio aberto do espetáculo “Cair Para Abel”, às 19h. A apresentação tem entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos.
Com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o ensaio marca uma etapa importante do processo criativo do Grupo de Teatro Experimental da UEA, que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos meses.
A obra mistura drama humano e elementos simbólicos e mitológicos e acompanha a trajetória de três jovens órfãos que vivem no orfanato Cair para Abel e sonham em fugir dali para começar uma nova vida.
O protagonista Aquiles, prestes a completar 18 anos, é atormentado pela lembrança da mãe, Pandora, injustamente condenada por bruxaria e morta pelo cruel Coronel Ares, com o apoio de Apolo, um homem movido pela vingança. Entre o amor por Esmeralda e a necessidade de romper o ciclo de opressão que marca seu destino, Aquiles se vê em um conflito que atravessa todos os personagens.
Para Danny Padilha, integrante do Grupo de Teatro Instrumental, o momento representa o amadurecimento de um longo processo coletivo: “É um trabalho que vem sendo construído há bastante tempo. Eu espero que a história chegue para todos da maneira mais acessível possível. São pautas que merecem ser tocadas e faladas com outra vertente, mas sem deixar de serem selecionadas e cuidadas”, destaca.


A encenação também propõe uma reflexão sobre o próprio fazer teatral e o papel do público na construção da cena. O ensaio aberto é, segundo o grupo, um espaço de troca e experimentação, no qual o processo se torna parte essencial da experiência artística.
A atriz Álvaro Vasques reforça a importância do encontro com o público nesta etapa: “Quando tratamos de lugares que precisam ser revisitados como pontos de memória, o ator ajuda a construir o personagem à sua maneira, entendendo também o início e o fim desse processo, a construção de energia e de sinestesia, que possa atravessar o espectador de alguma maneira”, afirma.
O título “Cair Para Abel” faz referência ao castelo Cair Paravel, das Crônicas de Nárnia, e à referência bíblica de Caim e Abel, uma fusão que traduz o espírito da obra, marcada por dualidades entre o real e o imaginário, o bem e o mal, a fé e o poder.
Piauí Teatro Barítono Raimundo Pereira abre matrículas para cursos gratuitos de teatro, violão e forró
Piauí Com reconhecimento de 74 Patrimônios Vivos, Governo do Estado mantém tradições culturais no Piauí
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa de MT e do Centro-Oeste
Piauí Sudarpi abre seleção de artesãos e entidades para representar o Piauí no Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo
Cultura Governo do Estado inicia no sábado (21) jornada de liderança criativa do RS Seguro para jovens protagonistas comunitários
Cultura Casa de Cultura Mario Quintana celebra 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis com a exposição “Artesanato Missões”
Cuiabá - MT Coxipó do Ouro celebra 305 anos da primeira missa do Centro-Oeste com ação de graças
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Rosa de Saron, despedida do Carnaval, aulão de dança e shows sertanejos
Cultura Governo do Estado firma convênios com municípios e apresenta evento estratégico para o desenvolvimento das Missões Mín. 20° Máx. 28°





