

Profissionais de saúde, gestores, residentes, acadêmicos, pesquisadores, movimentos sociais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem participar gratuitamente do 2º Seminário de Boas Práticas para a Atenção em Saúde às Pessoas Transgênero. As inscrições seguem abertas até 3 de dezembro.
A iniciativa, realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, na sede da instituição de ensino, em Fortaleza.
Com o tema “Saúde Trans em Rede: Cuidado Integral, Formação e Equidade no SUS”, o seminário tem como objetivos estimular o diálogo intersetorial e interprofissional na atenção à saúde de pessoas trans no SUS; apresentar experiências exitosas nos territórios; e fortalecer a articulação entre academia, serviços de saúde e movimentos sociais.
Segundo a diretora de Educação Permanente e Profissional em Saúde da ESP/CE, Suzyane Barcelos, a capacitação integra o projeto Equidade em Saúde da autarquia, que busca enfrentar desigualdades sociais por meio de ações em áreas como letramento racial e de gênero, violências em saúde e saúde prisional.
“Essa temática atende a uma necessidade crescente de aprofundarmos essa pauta junto às unidades e à comunidade acadêmica, de modo a promover um atendimento especializado e qualificado às pessoas transgênero”, explica a gestora.
Ao longo dos dois dias, serão realizadas palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e debates. “Traremos temas com foco na prevenção ginecológica desse público; na voz e nos serviços disponibilizados por otorrinolaringologia e fonoaudiologia; no processo de hormonização para alinhar as características físicas de uma pessoa transgênero. Enfim, são assuntos necessários; por isso, convidamos todos a participar”, complementa.
Nesta edição, o evento traz como diferencial uma mostra de experiências exitosas voltadas à temática, que será apresentada no último dia de programação.
O edital está disponível para submissão de trabalhos até o dia 25 deste mês. Podem participar residentes multiprofissionais e médicos, profissionais de saúde, lideranças, movimentos sociais, gestores, pesquisadores e acadêmicos da área.
Todos os estudos receberão menção honrosa, que será entregue durante o evento, como reconhecimento pela contribuição significativa ao cuidado da população trans nos diferentes territórios.
Dúvidas podem ser enviadas via o e-mail gepro@esp.ce.gov.br.
Além de representantes da Sesa e da ESP/CE, o seminário vai receber diversas instituições como o Serviço Ambulatorial Transdisciplinar do Ceará (Sertrans), a Associação Mães do Orgulho e Resistência (Amor-CE), o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) e a União Nacional LGBT (UnaLGBT).
2º Seminário de Boas Práticas para a Atenção em Saúde às Pessoas Transgênero
Período do evento: 4 e 5 de dezembro
Inscrições: Até o dia 3 de dezembro
Submissão de trabalhos: Até o dia 25 de novembro (Acesse o edital)
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





