

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) conclui, entre os dias 24 e 28 de novembro, a Campanha Saúde da População Negra 2025 com o tema “Saúde mental da população negra: impacto do racismo no bem-estar psicológico e emocional”, que marca o encerramento de um mês com atividades voltadas à promoção da equidade racial e à valorização da população negra.
A última semana da campanha propõe uma reflexão profunda sobre como o racismo estrutural e institucional afeta a saúde mental da população negra, gerando sofrimentos emocionais, ansiedade, depressão e outros adoecimentos psicológicos que muitas vezes são invisibilizados. A abordagem busca tratar o tema com sensibilidade e empatia, reforçando a importância do acolhimento, do cuidado integral e do acesso aos serviços de saúde mental oferecidos pelo SUS.

Durante a semana, a Sesapi promove oficinas sobre saúde mental na sede da secretaria e em hospitais onde atuam integrantes do (Programa de Educação pelo Trabalho) PET Equidade, além de realizar a divulgação de materiais informativos voltados à sensibilização dos profissionais de saúde sobre o tema. Também fará parte da programação o Intercâmbio de Culturas Alimentares das Comunidades Tradicionais do Piauí, nos dias 25 e 26 de novembro, evento que celebra a diversidade e o fortalecimento cultural das comunidades negras, quilombolas e de terreiros.
Rosa Maria, diretora de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, destaca a importância de encerrar o mês da campanha com um olhar atento à saúde mental da população negra. “Falar sobre saúde mental é essencial, especialmente quando reconhecemos que o racismo é um fator que adoece e impacta o bem-estar de milhares de pessoas. Precisamos garantir que o SUS seja um espaço de acolhimento, onde todos possam ser escutados, respeitados e cuidados com dignidade”, pontuou.

O coordenador de Promoção da Equidade em Saúde da Sesapi, Filipe Silva, explica que a Campanha Saúde da População Negra reforça o compromisso com a saúde pública. “É necessário reconhecer as diferenças, enfrentar o racismo e promover o cuidado integral. Encerramos este mês com a certeza de que estamos avançando na construção de um SUS mais humano, inclusivo e igualitário”, afirma Filipe Silva.
Com o encerramento da campanha, a Sesapi reafirma sua missão de combater o racismo em todas as suas formas, fortalecer as ações de promoção da equidade racial e ampliar o debate sobre saúde, representatividade e cuidado no serviço público, garantindo que todos os piauienses tenham acesso a um atendimento digno e livre de discriminação.
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





