

Seis meses atrás, Diego Tavares, de 49 anos, recebeu o diagnóstico de HIV que ninguém espera ouvir. Hoje em dia, graças ao atendimento rápido e ao início imediato do tratamento no Hospital Eduardo de Menezes (HEM), unidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) , a carga viral está indetectável, o que significa que ele não transmite o vírus.
No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia 1/12 e marcado pela campanha Dezembro Vermelho, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) , reforça que histórias como a de Diego só são possíveis quando prevenção, testagem e tratamento caminham juntos.
"Descobri ter HIV fazendo exames de rotina. Foi um susto, mas rapidamente fui encaminhado para o serviço especializado. Já no primeiro dia, iniciei a medicação antirretroviral. Em outubro, repeti o exame e a carga viral deu zerada, graças ao tratamento", conta Diego, que segue acompanhando sua saúde na unidade de referência do Estado.
O vírus ainda representa um desafio, mas os avanços da rede estadual de assistência têm garantido mais qualidade de vida à população. Entre 2024 e 2025, quase 9 mil pessoas foram diagnosticadas com HIV em Minas. Desse total, 76% são homens entre 20 e 49 anos.
Rede estadual de assistência fortalecida
Atualmente, mais de 63,6 mil pessoas utilizam terapia antirretroviral na rede estadual. Nos últimos dez anos, 72.913 mineiros iniciaram acompanhamento. O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, destaca que a rede estadual tem expandido ações de prevenção, diagnóstico e cuidado.
"Minas possui uma grande política para o controle do HIV, com Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), teleconsultorias, serviços especializados no interior e campanhas permanentes. Nosso foco é ampliar o acesso, reduzir novos casos e garantir acompanhamento integral às pessoas", afirma.
A SES-MG também avança na implantação de máquinas dispensadoras de PrEP. "Estamos ampliando possibilidades de cuidado tanto na capital quanto no interior, levando prevenção e reduzindo a transmissão do HIV em Minas Gerais", explica Prosdocimi.
Diagnóstico precoce como prevenção
A referência técnica de HIV/Aids e Hepatites Virais da SES-MG, Cecília Oliveira, reforça a importância da testagem. "Se houver relação desprotegida ou exposição ao risco, é essencial procurar imediatamente uma unidade da rede estadual. Com diagnóstico precoce, iniciamos o tratamento mais rápido, reduzimos a mortalidade e melhoramos a qualidade de vida das pessoas”, afirma.
Minas conta com 74 serviços especializados em 67 municípios, como os Serviços de Atenção Especializada (SAE), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM). Além disso, 124 maternidades estão preparadas para acompanhar gestantes e recém-nascidos expostos ao vírus, e diversas unidades atuam no atendimento a vítimas de violência sexual.
Prevenção e cuidado contínuo no estado
O Governo de Minas reforça o uso de preservativos, distribuídos gratuitamente na rede estadual. A política de prevenção inclui ainda PrEP, indicada antes de situações de risco, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que deve ser iniciada rapidamente após a vulnerabilidade.
A PEP está disponível em 164 unidades hospitalares da rede estadual, incluindo o HEM, referência em HIV/Aids e hepatites virais. A diretora da unidade, infectologista Virginia de Andrade, destaca que o tratamento adequado transforma vidas. “Com acompanhamento correto, as pessoas convivem com o vírus sem prejuízo à vida social ou sexual. É possível ter qualidade de vida”, afirma.
Fortalecendo os cuidados
Recentemente, a SES-MG publicou uma resolução que institui o Amplia PrEP, permitindo que mais municípios da Atenção Primária ofertem a profilaxia. A iniciativa também prevê teleatendimento e envio dos medicamentos pelos Correios. A lista de municípios está disponível neste link .
Saúde AVISO DE PAUTA: Estado inaugura reforma do setor de Reanimação no Hospital Regional de São José
Saúde Rio leva vacinação a parques e aeroportos até 12 de fevereiro
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá fortalece cuidado com a saúde mental por meio de práticas integrativas
Amazonas Fundação Alfredo da Matta abre campanha Janeiro Roxo com busca ativa de novos casos de hanseníase
Amazonas Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde no Médio Solimões e amplia ações de saúde no interior
Amazonas Sepet resgata animal vítima de maus-tratos no Residencial Eliza Miranda, em Manaus Mín. 17° Máx. 23°





