

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) abre, no dia 2 de dezembro (terça-feira), às 19h, a exposição Encontro de Emoções, na Galeria Dila, localizada no Convento das Mercês. A mostra reúne obras de quatro artistas maranhenses, cujas trajetórias distintas convergem na força expressiva da cor como sentimento e linguagem.
Com proposta sensorial e poética, a exposição convida o público a perceber os traços para além da técnica. Em cada tela, um caminho se abre — entre passado e presente, sonho e realidade — encontrando o olhar de quem observa. A mostra celebra a diversidade das trajetórias individuais e, ao mesmo tempo, a unidade possível quando diferentes expressões dialogam no mesmo espaço.
Quatro artistas, quatro visões: Carlos Tadeu D’Aguiar Silva Palácio, médico oftalmologista e ex-prefeito de São Luís, descobriu a pintura em 1986. Ao longo de sua trajetória, sempre foi defensor do incentivo cultural, implantando iniciativas como o Festival Internacional de Música, a Escola Municipal de Música e o reconhecimento do Tambor de Crioula como patrimônio cultural. Suas telas revelam percepções, cores e sentimentos que ultrapassam a rotina administrativa e se traduzem em sensibilidade.
Francisco Moura Júnior, natural do bairro do Lira, cresceu imerso no ambiente artístico maranhense. Iniciou a carreira profissional em Fortaleza, atuando em diversas galerias, e conquistou prêmios como o 1º lugar no Salão de Artes Visuais da Marinha (2015) e o 2º lugar no Salão 30 Cores em Maio (2024). Também possui publicações nacionais relevantes, sempre unindo memória afetiva, técnica e contemporaneidade.
Júlio Cesar Gonçalves Carvalho (JP Carvalho) adota como marca a pintura impressionista, utilizando espátulas e texturas para registrar cenas do cotidiano com sensibilidade própria. Suas paisagens e recortes urbanos revelam uma interpretação única da luz e da forma. “Busco uma forma minha de expressar o que eu vejo”, afirma o artista.
Bento Moreira Lima Neto, com mais de quatro décadas dedicadas ao óleo sobre tela, apresenta obras de pinceladas fortes e vibrantes, com predominância de tons amarelos e vermelhos. O artista é conhecido por retratar o folclore maranhense — bumba meu boi, tambor de crioula, forró e outras manifestações — em composições movimentadas, expressivas e harmonicamente estruturadas.
Uma experiência para sentir: Encontro de Emoções propõe uma vivência sensível e contemplativa. Entre luz, cor e memória, cada obra convida o visitante a experimentar, por um instante, a poesia que nasce do encontro entre quatro trajetórias e um mesmo ponto de expressão.
A visitação será de terça a sexta-feira, das 8h às 17h30; e aos sábados, das 9h às 17h (até 17 de dezembro).
Serviço
O quê:Exposição Encontro de Emoções
Quando:Terça-feira (2 de dezembro), às 19h
Onde:Convento das Mercês - Rua da Palma, 502, bairro Desterro
Contato:Jéssica Melo (Assessoria de Comunicação) – (98) 98888-2829
Bahia Estudantes do semiárido baiano criam estufa agrícola automatizada
UEPG Núcleo de Prática Jurídica da UEPG sedia último Café com Parentalidade Positiva do ano
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende apontado por de violência doméstica, incêndio criminoso e tentativa de homicídio em aldeia indígena
São Paulo Real Marli vence Vila Nova Maluf e conquista a Copa das Comunidades
São Paulo Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos em seis regiões do estado de SP
Sergipe PGE-SE registra 200 atendimentos no Refis 2025 e impulsiona regularização de IPVA, ICMS e ITCMD
Sergipe Seed fortalece atuação integrada de nutricionistas e manipuladores de alimentos nas escolas estaduais
Sergipe Convite à imprensa: Governo realiza entrega de notebooks a Organismos de Políticas para as Mulheres
Polícia Civil - MS Polícia Civil descobre entreposto de drogas em Fátima do Sul e apreende mais de 33 quilos de maconha Mín. 19° Máx. 34°





