

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) tem investido no fortalecimento dos processos e da assistência na unidade hospitalar. Além de modernizar o Parque Tecnológico com a aquisição de novos ventiladores pulmonares, o Huse amplia a monitorização invasiva da pressão arterial que, a partir de agora, também passa a ser realizada em pacientes críticos atendidos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Com a implementação da assistência nas UTIs, os pacientes críticos, em cuidados intensivos, terão maior segurança hemodinâmica, permitindo vigilância contínua quanto aos parâmetros da pressão arterial. O procedimento dispõe de uma precisão ainda maior do controle da pressão arterial por meio de um catéter inserido em uma das artérias, diferente do padrão não invasivo. Conectado a um transdutor de pressão, que tem a função de transformar a pressão recebida no catéter em ondas elétricas, é possível realizar o acompanhamento da pressão arterial em tempo real.
O coordenador médico das Unidades de Terapia Intensiva do Huse, Thiago Smith, destaca os avanços para a unidade hospitalar e cuidados voltados ao paciente. “É um avanço significativo porque fortalece a nossa qualidade assistencial, trazendo mais segurança ao paciente e, com isso, uma tendência de ter desfechos clínicos mais favoráveis. A monitorização por Pressão Arterial Invasiva (PAI) é considerada padrão-ouro”, enfatiza.
Com isso, pacientes com perfil maior de gravidade podem ser beneficiados com a monitorização invasiva da pressão arterial. “Pacientes que estão com choque grave, ou seja, com a pressão arterial muito baixa, por conta de diversos fatores que impactam no quadro clínico, ou ainda pressão muito alta que precisam de medicações para manter a pressão controlada estarão compatíveis para este cuidado de ter uma monitorização muito mais precisa e contínua”, frisa o coordenador.
Qualidade assistencial
Para o enfermeiro e gerente da UTI Cirúrgica, Aldair Moraes, a implementação do novo equipamento, incorpora tecnologia e reafirma o compromisso com a assistência humanizada, segura e inovadora. “A chegada da PAI eleva o padrão assistencial da UTI, permitindo decisões clínicas mais rápidas, maior segurança hemodinâmica e intervenções altamente assertivas em pacientes críticos. Para a equipe, o avanço representa uma mudança de patamar na qualidade do cuidado, alinhando a unidade às melhores práticas das UTIs de referência”, garante.
Equipe capacitada
Com a implementação da monitorização por Pressão Arterial Invasiva (PAI), os profissionais da unidade hospitalar, tanto médicos quanto enfermeiros, passaram por um treinamento para sensibilização das equipes quanto ao manuseio e utilização do equipamento, conforme detalha o enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Lino Eduardo Farah. “A capacitação teve como objetivo trazer um novo pensamento sobre o cuidado e um reforço na vigilância ao paciente. Este é o maior benefício porque vai aumentar a vigilância e a equipe atuará, evitando danos maiores para o paciente”, explica.
“Este é um marco para a unidade hospitalar e o ganho maior nisso é despertar no profissional da Rede Estadual de Saúde que ele também está inserido nas tecnologias e isso, traz um ganho significativo para a atuação profissional”, conclui o enfermeiro.





Sergipe Governo do Estado entrega sala diagnóstica cardiopulmonar ergoespirométrico no CER IV
Sergipe Estudante sergipana participa da construção de curso nacional de educação digital e midiática do MEC
Sergipe Governo abre inscrições do programa Casa Sergipana para beneficiários
Sergipe Governo do Estado realiza seminário de integridade pública
Sergipe Sergipe possui condições reais de estar entre os destinos mais procurados do Brasil
Sergipe Pacientes passam por consultas para cirurgias de mamoplastia redutora pelo Opera Sergipe
Sergipe Convite à imprensa: Governo de Sergipe lança programa Casa Sergipana na segunda-feira, 1º de dezembro
Sergipe Segundona do Turista apresenta programação especial na Rua São João na próxima segunda-feira, dia 1º
Sergipe Secretaria de Assistência Social celebra Festa da Afrodiversidade no Novembro Negro Mín. 20° Máx. 35°





