

A etapa estadual da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável foi realizada nesta segunda-feira (8), em Curitiba, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep). Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Conselho de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Paraná (Cedraf), o encontro encerrou o ciclo de debates que orienta as diretrizes de políticas públicas voltadas à agricultura familiar, à agroecologia e ao bem viver das populações rurais brasileiras.
Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) participaram das discussões. Durante o evento, foram aprovadas as propostas e eleitos os 46 representantes que integrarão a delegação paranaense na conferência nacional de 2026.
Na abertura oficial, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), que preside o Cedraf, Marcio Nunes, destacou a importância do planejamento para o futuro da agricultura familiar e falou dos projetos que já são desenvolvidos pela Seab. Entre eles o programa do Governo do Estado para a pavimentação das estradas rurais, o Estrada Boa.
“Tem uma coisa que o produtor rural precisa todo o dia, que são as estradas. Estrada Boa é o maior programa de melhoria da trafegabilidade no meio rural, conservação do solo e da água no nosso Estado. São R$ 5,2 bilhões investidos para melhorar as nossas estradas”, disse Nunes.
O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, reafirmou a importância de políticas públicas para que os produtores rurais, principalmente os mais jovens, não abandonem o campo. “Tenho dito que não é justo que os governos pensem só em quem mora na cidade. Nós, que somos do meio rural, temos que pensar em quem mora no campo. Essa conferência é uma oportunidade de a gente discutir ferramentas para reduzir discrepâncias”, disse.
A etapa estadual da conferência reúne 184 membros que foram eleitos em conferências regionais, realizadas ao longo deste ano, em nove territórios rurais do Paraná. As regiões se dividiram em Centro-Sul (30 delegados), Encontro das Águas (13 delegados), Morretes/Litoral (05 delegados), Noroeste (13 delegados), Norte Pioneiro (16 delegados), Paraná Centro (32 delegados, Sudoeste (49 delegados), Vale do Ivaí (13 delegados) e Vale do Ribeira (13 delegados).
Os membros são chamados de delegados e dentro das composições regionais há 138 representantes da sociedade civil e o restante do poder público. Os critérios são nacionais e definidos de forma que as composições tenham 2/3 de representantes da sociedade civil, 1/3 de representantes do poder público, 50% sejam mulheres e 20% jovens.
CONFERÊNCIA NACIONAL– O tema nacional é “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, que conta com eixos temáticos relacionados ao papel da agricultura familiar diante das mudanças climáticas, transformação agroecológica dos sistemas alimentares e fortalecimento da agricultura familiar, reforma agrária, direito à terra, água e território, cidadania e bem viver e Estado, participação popular e governança das políticas públicas.
Segundo o MDA, a conferência é um espaço democrático de escuta e construção coletiva de propostas para o futuro do campo, das águas e das florestas. A participação consiste em cada estado ser o responsável pela organização, cronograma e formato de sua etapa. As discussões tratam do acesso à terra, produção sustentável, assistência técnica, comercialização, juventude, igualdade de gênero e convivência com os biomas.
De acordo com a programação do MDA, ao final das etapas estaduais será produzido um documento nacional de propostas que serão debatidas nacionalmente. A previsão é de que esta etapa final ocorra em março de 2026. Ainda segundo o MDA, o objetivo é subsidiar a formulação e o aprimoramento de novas políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, com base nas demandas e contribuições apresentadas em cada território.
Agricultura Pesquisa da Epagri aposta em bioinsumos e agricultura digital para os desafios no campo
Piauí Agricultores familiares comemoram vendas no retorno do projeto Quitanda
Agricultura e ... Renda Agricultor Familiar: projeto do Estado realiza sonho de produtores de Janiópolis
Agricultura Agricultura familiar: Governo do Estado e Epagri investem R$ 20,5 milhões no ensino agrotécnico para incentivar a permanência de jovens no campo
Tocantins Governo do Tocantins celebra 4ª posição no ranking de contratos do Programa Nacional de Crédito Fundiário
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar retorna neste domingo (25) com a comercialização de produtos do campo
Agricultura e ... Nova portaria da Adapar facilita a emissão da Certidão de Estabelecimento Rural
Agricultura e ... Maior produtor do Brasil, Paraná já colheu 72% da "safra das águas" do feijão
Agricultura Governador sanciona lei que protege produtores catarinenses e proíbe reconstituição de leite em pó importado em SC Mín. 19° Máx. 29°





