Domingo, 18 de Janeiro de 2026
25°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Saúde

Portal Saúde do Viajante registra média de 700 mil acessos por ano

Plataforma se consolida como uma das principais referências para viajantes paranaenses e de outras regiões que buscam informações confiáveis sobre...

28/12/2025 às 08h51
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O portal Saúde do Viajante , ferramenta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, celebra em 2025 uma década de existência. A plataforma oferece suporte para tirar dúvidas dos paranaenses sobre medidas sanitárias necessárias e recomendadas em cada local. Desenvolvida em parceria com a Celepar, consolida informações sanitárias e orienta a população que pretende viajar pelo Brasil ou exterior.

O sucesso da iniciativa é refletido nos números. Desde 2019, o portal registra uma média de 700 mil acessos por ano, o que consolida o site como uma das principais referências para viajantes paranaenses e de outras regiões que buscam informações confiáveis sobre prevenção de doenças e cuidados específicos com determinadas regiões do mundo.

A principal inovação de 2025 é o serviço de "Teleorientação ao Viajante", um chat direto com especialistas do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PR) da Sesa. Esse canal de atendimento, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, oferece orientações personalizadas sobre vacinas obrigatórias e recomendadas, status sanitário de destinos e dúvidas sobre a emissão do Certificado Internacional de Vacinação.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, ressalta a importância estratégica do portal no contexto atual. “A saúde do viajante é uma prioridade para a gestão e garante uma fonte segura de informações para que o cidadão paranaense tenha uma viagem tranquila e segura”, considerou. "Em um mundo globalizado e em que doenças se espalham de forma muito rápida, o viajante sempre precisa estar atento aos riscos, além de saber o que precisa para entrar em um país estrangeiro. É mais um esforço da Sesa para contribuir com a qualidade de vida do cidadão", afirmou.

Os principais atendimentos envolvem informações sobre o sarampo nas Américas, o vírus ebola na República Democrática do Congo (RDC), febre amarela no Brasil e dúvidas sobre vacinas e imunizações. As informações são todas verificadas e têm como origem sites governamentais como o Center for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), National Travel Health Network & Centre, entre outros.

Neste ano, o portal expandiu seu escopo para abraçar as tendências de 2025, como o turismo de bem-estar e as viagens regenerativas. A plataforma passa a oferecer conteúdos mais detalhados sobre ecoturismo seguro, cuidados com a alimentação em diferentes culturas e orientações para a saúde mental durante longos deslocamentos.

A coordenadora do Cievs/PR da Sesa, Tatiane Cristina Brites Dombroski, enfatiza que a atualização do portal visa ampliar o alcance e garantir a clareza das informações. Segundo ela, o objetivo é que o portal se torne uma referência indispensável para todos os viajantes, uma ferramenta proativa na prevenção de problemas de saúde. "Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas utilizem o portal como referência, prevenindo problemas de saúde durante suas viagens. Tudo isso em uma linguagem clara, sem termos técnicos, para facilitar a compreensão de todos", afirmou Tatiane.

AÇÕES ESPECÍFICAS CONTRA O SARAMPO - O Paraná está livre do sarampo desde 2020 e diante da confirmação de casos no Brasil e outros países como Bolívia, Argentina e Paraguai, a Sesa em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Paraná instalou banners informativos sobre prevenção da doença nos aeroportos do Estado e reforça que a vacinação, disponível gratuitamente em diversas unidades de saúde, é a principal forma de prevenção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários