

O estado alcançou um novo marco em eficiência e desburocratização, além de registrar saldo positivo na formalização de novos negócios. Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), entre janeiro e novembro foram abertas 36.671 empresas no estado. O número representa um saldo positivo na formalização de novos negócios e já supera o total registrado em todo o ano passado, quando foram constituídas 30.840 empresas. A expectativa é de que, com os registros de dezembro, o Piauí encerre o ano com quase 40 mil novas empresas abertas.
Ainda conforme a Jucepi, entre as empresas formalizadas neste ano, 25,592 correspondem a microempreendedores individuais (MEIs) registrados pela Receita Federal. Já 11,079 empresários se formalizaram diretamente por meio da Junta Comercial.

Record no registro empresarial
O Piauí alcançou um novo marco em eficiência e desburocratização: no mês de abril, o estado reduziu o tempo médio de registro de empresas para apenas 16 minutos, superando seu próprio recorde anterior de 45 minutos, segundo dados divulgados pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Conforme a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, a meta é continuar inovando para tornar o processo de abertura de empresas cada vez mais eficiente e seguro, a fim de atender as expectativas do empresariado do Piauí.
Além de beneficiar o empreendedor, o novo tempo de registro refletiu diretamente na economia local, ao estimular a formalização de novos negócios e gerar mais oportunidades de emprego e renda. Com isso, o Piauí se destaca como um dos estados mais preparados para apoiar o crescimento do setor produtivo.
“No mês de abril, batemos o nosso próprio recorde; foram apenas 16 minutos para constituir uma empresa no estado. Isso é o Piauí! Isso é resultado de um governo comprometido, de um gestor que está atento a esse mercado, a esse espaço, a esse ambiente de negócios, enxergando o que queremos: um Piauí forte, seguro e com uma economia cada vez mais crescente”, destacou a presidente da Jucepi.
Agilidade e tempo
O Piauí também alcançou um marco histórico no tempo de abertura de empresas ao registrar, pela primeira vez, apenas 5 horas e 37 minutos no Ranking Geral no mês de junho, conforme dados da Redesim. O Estado, que já era campeão nacional com um tempo médio de 16 minutos para o registro empresarial, também assumiu a liderança no tempo total de abertura de empresas, indicador que considera a participação dos municípios no processo.
Com resultados expressivos e um ambiente de negócios cada vez mais moderno, ágil e integrado, o Piauí consolida sua posição de referência nacional na formalização empresarial. O desempenho da Jucepi reforça o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, tecnologia e desburocratização, fortalecendo a economia e abrindo caminho para que cada vez mais piauienses realizem o sonho de empreender com segurança, rapidez e confiança.
Negócios Palestras em todo o Brasil promovem as novas facilidades para importar da China
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi intensifica apoio aos agricultores familiares com maquinários, insumos e assistência técnica Negócios Inflow lança sofás modulares para espaços compactos Marca estreia no mercado brasileiro com tecnologia exclusiva, produção própria e entrega rápida, em sintonia com o novo estilo de vida urbano e imó...
Economia Santa Catarina cresce 4,9% e lidera ranking de atividade econômica Economia MME prevê demanda por R$ 120 bi em sistema de transmissão Em 2025, o Brasil ampliou a transmissão e a geração de energia; o MME prevê aumento da demanda em 3,3% ao ano até 2035.
Economia Lei estabelece valor venal de imóvel para cálculo do ITBI Mín. 16° Máx. 23°





