

A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) de Marabá intensificou, nos últimos dias, ações de fiscalização e orientação em estabelecimentos comerciais do município após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a proibição da venda e distribuição de determinados lotes de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé Brasil. A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi formalizada por meio da Resolução-RE nº 32, de 6 de janeiro de 2026, que pode ser acessada no final do texto.
A medida é preventiva e tem como objetivo proteger a saúde da população, especialmente crianças, diante do risco de contaminação por uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.
De acordo com a Anvisa, a própria Nestlé identificou a presença da toxina cereulide em produtos oriundos de uma fábrica localizada na Holanda e comunicou o fato ao órgão regulador. A partir disso, foi determinada a proibição da comercialização, distribuição e uso dos lotes afetados em todo o território nacional, além do início de um recolhimento voluntário.
Em Marabá, a Divisa atuou de forma imediata para verificar se os produtos listados pela Anvisa haviam sido recebidos ou distribuídos no município. Segundo o coordenador da Divisa, Janiel Machado, as equipes realizaram levantamentos junto à rede de supermercados, drogarias, farmácias e outros pontos de venda. “A Anvisa notificou as vigilâncias estaduais e municipais sobre a proibição desses produtos, e a nossa iniciativa foi verificar dentro da rede de venda e distribuição se esses lotes haviam chegado ao município. Não identificamos a presença dos lotes contaminados em Marabá”, explicou.

Mesmo sem a constatação dos lotes proibidos na cidade, a Divisa manteve o trabalho de orientação junto aos comerciantes. As equipes reforçaram a recomendação para que os estabelecimentos não comercializem os produtos listados e participem do recolhimento voluntário, caso tenham recebido algum lote posteriormente. “Passamos fazendo a orientação do recolhimento de forma voluntária, para garantir que não haja comercialização desses produtos”, destacou Janiel Machado.
Além da fiscalização nos pontos de venda, a Divisa também orientou a população sobre os cuidados necessários. A recomendação é que pais e responsáveis verifiquem o número do lote no rótulo das fórmulas infantis e, caso esteja entre os proibidos, suspendam imediatamente o uso. “Orientamos que, se alguém adquiriu essas fórmulas com os lotes informados, interrompa o consumo. E, se houve ingestão e a criança apresentou sintomas como diarreia persistente ou outros sinais de intoxicação, que procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima”, reforçou o coordenador.



A atuação da Divisa segue alinhada às determinações da Anvisa e tem caráter preventivo, com foco na segurança alimentar e na proteção da saúde pública. O órgão municipal permanece em alerta e continuará monitorando a situação, mantendo ações de fiscalização e orientação sempre que houver novas recomendações dos órgãos reguladores.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos Divulgação
The post Saúde: Divisa reforça fiscalização e orientação em Marabá após alerta da Anvisa sobre fórmulas infantis da Nestlé Brasil appeared first on Prefeitura de Marabá .
São Paulo Prontos pro Mundo: 99 estudantes têm sete cidades da Austrália como destino do intercâmbio nas próximas semanas
Espírito Santo Linha 402 do Aquaviário ganha mais viagens
Marabá - PA Sicom: Sala do Empreendedor realiza ação de regularização dos MEIs referente à Declaração Anual do Simples Nacional (DASN)
Verão Maior Paraná Copel leva orientações e serviços às praias no Verão Maior Paraná
Espírito Santo Muito além do chocolate: agricultores transformam cacau em dez produtos em curso do Incaper
São Paulo Sistema Estadual de Museus de São Paulo celebra 40 anos de valorização da cultura
Paraíba CIAP alinha com SENAPPEN implementação dos grupos de responsabilização com homens autores de violência doméstica
Verão Maior Paraná Com alta de até 30%, comércio das prainhas do Noroeste celebra movimento do verão
São Paulo Carretas de Mamografia fecham janeiro com exames gratuitos em cinco regiões do estado; confira o itinerário Mín. 19° Máx. 28°





