

O caminho até o Colégio Clarice Santiago, em Arenoso, em Salvador, virou rotina de toda família de Evelyn Cruz, durante o projeto ‘Férias na Escola’, da Secretaria da Educação (SEC). A estudante de 16 anos vai começar o segundo ano do ensino médio em fevereiro, mas tem se dedicado a aprender um novo ofício com a mãe e os irmãos mais novos na Oficina de Customização de Abadás, que acontece até o final de janeiro, com o estilista baiano Rey Vilas Boas.
Mãe de Evelyn, Rose Cruz lembra que aprendeu a costurar com a mãe quando ainda era menina, mas tem aprendido novas técnicas de corte, costura e modelagem. “Eu sou cozinheira, mas costuro umas coisinhas que aprendi com a minha mãe. Aqui eu alcancei outro patamar, bem mais alto. Eu desenvolvi técnicas que eu não sabia, agora estou aprendendo customização para o Carnaval. É uma experiência única”, comentou Rose.
A estudante destacou o uso de tecidos que seriam descartados pela indústria como uma descoberta nova sobre moda e empreendedorismo. “A gente aprende tanto sobre sustentabilidade, quanto sobre empreendedorismo. O nosso professor Rey Vilas Boas tem nos passado conhecimentos que serão para a vida toda. Dessa vez, minha mãe veio, se interessou, e agora tá aqui, junto com a gente, participando também”, comentou Evelyn.
Além da Oficina de Abadás, os estudantes e pessoas da comunidade do Arenoso podem realizar oficinas de Estamparia, de Percussão e de Captação e Edição de Vídeos com o celular. Mentora da oficina voltada para o audiovisual, a atriz Ingrid Lago dá aulas teóricas e práticas a turma, que tem se ocupado com a realização de registros de todas as oficinas para produção de um material ao final do curso.
“A gente quis dar continuidade à formação dos meninos da Agência de Notícias da escola e capacitar a comunidade. Os alunos aprendem a roteirizar, filmar e editar, aprimorando a técnica dos que já têm acesso à educação midiática e ofertando esse recurso para os adultos que querem usar as mídias de forma responsável, pensando no viés do empreendedorismo”, detalhou.
De acordo com Manoel Calazans, chefe de gabinete da SEC, o projeto ‘Férias na Escola’ pretende criar um ambiente de cultura e lazer nos colégios da rede estadual e garantir segurança alimentar para aqueles que têm acesso limitado à alimentação durante as férias escolares.
“Todas as escolas estão abertas, com uma aprendizagem diferente, mais leve, que os meninos adoram. É um programa que a SEC trata com muito carinho, garantindo estrutura, material de apoio às oficinas, alimentação de qualidade. Tudo isso pensando em acolher os estudantes”, detalhou.
O projeto ‘Férias na Escola’ acontece em 836 unidades escolares (sedes e anexos) em 366 municípios. Mais de 3.500 oficineiros atuam na realização de atividades nas áreas de tecnologia e comunicação, artes e práticas esportivas, como a capoeira. As oficinas são conduzidas por voluntários e por mentores do Educa Mais Bahia.
Fonte
Milena Fahel/GOVBA
Verão Maior Paraná Postos fixos do Verão Maior Paraná ultrapassam 885 mil atendimentos em 14 dias
Acre Deracre mantém frentes de trabalho ativas nas rodovias estaduais
Desenvolviment... Estado inicia entregas de 2026 com 366 kits maternidade nas regiões Oeste e Sudoeste
PM - MS Polícia Militar cumpre dois mandados de prisão em Corumbá durante serviço de 24 horas e alcança sete foragidos capturados em 2026.
São Paulo Corregedoria da Polícia Civil de SP e MP prendem delegada recém-empossada por elo com facção criminosa
Espírito Santo Janeiro roxo: mês de conscientização e combate à hanseníase com o seminário sobre novas tecnologias para o diagnóstico
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
São Paulo Prontos pro Mundo: 99 estudantes têm sete cidades da Austrália como destino do intercâmbio nas próximas semanas
Espírito Santo Linha 402 do Aquaviário ganha mais viagens Mín. 19° Máx. 28°





