


Artesãos e empreendedores que compõem o grupo de Economia Solidária, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), participaram nesta sexta-feira (16) de uma reunião com representantes do Banco do Nordeste, que apresentaram as ações do Plano de Ação Territorial do Turismo e Cultura do Sudoeste Baiano. O objetivo foi oferecer oportunidades de qualificação e expansão dos negócios.
O encontro foi realizado na Coordenação de Economia Solidária, na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), Centro Cultural Glauber Rocha. Durante as conversas, representantes do Banco do Nordeste explicaram aos participantes as oportunidades oferecidas por meio do Plano de Ação Territorial (PAT) do Turismo e Cultura do Sudoeste Baiano, fortalecendo a economia solidária e a arte local, com oportunidades de crédito, capacitação e consultoria.
Coordenador da Economia Solidária, Danilo Kiribamba destacou a importância de o Governo Municipal buscar parcerias que tragam mais oportunidades para os empreendedores e artistas da cidade. “Vitória da Conquista é uma cidade referência em vários aspectos, e está se tornando um grande polo também da economia solidária. Temos grandes artistas aqui, grandes artesãos. A localização da cidade contribui bastante para esse cenário. E é a orientação da prefeita Sheila Lemos, do secretário Márcio Ferreira, que a gente seja intermediário para fomentar mais a economia, gerando emprego e renda para a cidade. A Prefeitura sempre está de portas abertas para parceiros como o Banco do Nordeste, que querem ajudar Conquista a continuar avançando”.

Danilo
Agente de Desenvolvimento do Banco, Radamés Barbosa explicou a importância do contato entre a instituição e os empreendedores locais. “Falamos com os representantes das associações, com os artesãos, com essas pessoas que levam a arte e a cultura através do seu trabalho do artesanato para toda a nossa comunidade. O Banco do Nordeste está como a rede de desenvolvimento para fomentar, para estimular essas atividades, com esse plano de ação que a gente lançou no ano passado e está sendo executado em parceria com a Prefeitura e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Falamos de linhas de crédito, do fomento e das ações que compõem o PAT Turismo e Cultura do Sudoeste Baiano, e com certeza teremos bons resultados”.

Radamés
Para dona Ivonete Oliveira, que trabalha com licores e artesanato em geral, afirma que oportunidades como essa são sempre bem-vindas para que os empreendedores mantenham e ampliem os seus negócios. “Como empreendedora e representante da Economia Solidária, a gente já participou de alguns programas de empréstimos, e foi de grande utilidade pra gente. Sabemos que é difícil para o pequeno empreendedor conseguir um empréstimo, e você tendo pessoas facilitando esse acesso é muito importante pra gente”.

Ivonete
O Plano de Ação Territorial do Turismo e Cultura do Sudoeste Baiano faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do Banco do Nordeste, que busca incorporar um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais.



São Paulo “Vacina do Butantan contra a dengue é grande contribuição de SP para a saúde pública”, afirma Eleuses Paiva
São Sebastião - SP Marinha do Brasil realiza troca comando na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião
Cuiabá - MT Limpurb inicia manutenção da balsa do Show das Águas Mín. 19° Máx. 28°





