


Para o professor Demiate, sempre é importante receber os alunos no gabinete da reitoria e que ele sempre estará aberto para as demandas do movimento estudantil. “Foi uma conversa muito boa, pois estavam representantes de vários cursos que fazem parte do DCE. A pluralidade é sempre importante”, destaca. Além disso, o vice-reitor destacou o anúncio da oferta do café da manhã no Restaurante Universitário dos campi Centro e Uvaranas, que começará a ser servido em fevereiro. “Explicamos de que forma será colocada em prática essa demanda de todos os alunos e contamos com o apoio de todos para que a iniciativa traga benefícios aos nossos estudantes e servidores”, completa.
Essa gestão do DCE é composta por quatro coordenadores-gerais. O acadêmico de Letras, João Matheus Fuglini é um deles. O estudante disse que o objetivo da reunião foi o de apresentar a nova gestão do Diretório e alinhar os objetivos em comum entre o movimento estudantil e a reitoria. “Foram apresentados dois ofícios. O primeiro solicita a implantação de uma unidade da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) no Campus Centro. O segundo tem como objetivo a criação de uma unidade do DCE no campus de Uvaranas. Há 50 anos, a sede do DCE está localizada no Campus Centro, porém, com a ampliação dos cursos em Uvaranas, há a necessidade de maior aproximação com os Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos”, destaca.



Um outro assunto tratado, segundo Fuglini, foi a reforma da sede histórica do DCE. Na oportunidade, a UEPG e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg) também entregaram alguns materiais elétricos e hidráulicos que serão utilizados para a reforma. A própria comunidade acadêmica atua diretamente na reforma. “Esse processo demonstra que a união estudantil, aliada ao apoio institucional, é capaz de reconstruir e fortalecer os espaços do movimento estudantil. Essa revitalização, apoiada pela Reitoria em conjunto com a Fauepg, reforça a importância do diálogo institucional”, afirma um dos coordenadores-gerais do DCE.
“A reunião foi muito produtiva com o professor Miguel e o professor Ivo. Acreditamos que as demandas apresentadas serão atendidas e que a parceria entre o movimento estudantil e a Reitoria seguirá firme ao longo de 2026. Reafirmamos, no entanto, a nossa independência enquanto movimento, com o compromisso de lutar pelos direitos dos acadêmicos, sempre mantendo o diálogo aberto”, enfatiza João Matheus. “O DCE é para todos, e é na união que conseguimos lutar pelo que acreditamos: uma universidade plural, democrática e de qualidade”.
Além dele, participaram da reunião Amanda Los (Jornalismo), Rafael Milek (Letras), e Nicolle Stavski (História), da Coordenadoria Geral; Lyara Vitória (Engenharia de Alimentos) e Marielli Cristina (Pedagogia), da Secretaria de Cultura; e Clara Gabriela (Educação Física), da Secretaria de Esportes.
Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Aline Jasper












Geral Frente fria ameniza calor e provoca chuvas em quase todo o Brasil
Marabá - PA Obras: Em fase final, ampliação da Escola José Flávio, no bairro Araguaia, vai aumentar a oferta de vagas
Trabalho Educação divulga resultado da primeira rodada de atribuição de vagas para contratação temporária em Minas
Acre Governo do Acre confirma transferência do feriado do Dia do Católico e mantém o do Dia do Evangélico
Legislativo - MT Escola do Legislativo projeta 2026 com pós-graduação inédita e ampliação das ações formativas
Espírito Santo Teleconsultas do SUS completam um ano e transformam o acesso à saúde em todo o Espírito Santo
Espírito Santo Avaliação do Qualis: Espírito Santo amplia em mais de 53% número de periódicos científicos com apoio da Fapes
Verão Maior Paraná Pagode, rock, MPB e ex-The Voice: Palcos Sunset entram na 3ª semana de shows gratuitos
Verão Maior Paraná Praia Acessível supera 1,1 mil atendimentos e bate recorde de banhos de mar em 20 dias Mín. 17° Máx. 23°





