

Implantadas há um ano, as teleconsultas do Sistema Único de Saúde (SUS) inauguraram um novo capítulo na saúde pública capixaba. Pioneiro na Região Sul, o modelo se expandiu para todo o Espírito Santo, sendo uma realidade nos 78 municípios. Neste primeiro ano de serviço, a teleconsulta vem se consolidando como uma estratégia permanente de acesso, inovação e cuidado no SUS.
Para além disso, as teleconsultas demonstraram sua capacidade de encurtar distâncias e qualificar o acesso ao cuidado especializado. De janeiro a novembro de 2025, o Estado contabilizou 78.098 atendimentos por teleconsultas, com maior concentração na Região Metropolitana de Saúde, que somou 45 mil atendimentos, seguida pelas regiões Norte, com 18.293; Central, com 9.705; e Sul, com 5.100.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, os resultados refletem uma mudança concreta na forma de organizar o cuidado no SUS.
“As teleconsultas consolidam uma nova forma de organizar o cuidado em saúde no Espírito Santo. Em apenas um ano, conseguimos estruturar uma política pública que ampliou o acesso às especialidades, reduziu filas, qualificou a Atenção Primária e garantiu mais equidade entre as regiões. Hoje, ela é uma estratégia permanente do SUS capixaba, com impacto direto na vida das pessoas em todos os 78 municípios”, afirmou.
O avanço das teleconsultas integra um pacote histórico de investimentos anunciado em 2025 pelo governador do Estado, Renato Casagrande - 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados, totalizando 1,9 milhão de procedimentos. A estratégia incluiu ainda o reajuste no valor pago pelas consultas especializadas, ampliando a adesão dos prestadores e fortalecendo a telemedicina como uma política estruturante da Secretaria da Saúde (Sesa).
Para quem utiliza o serviço, a avaliação é positiva. A aposentada Tereza de Souza Rodrigues, de 69 anos, moradora de Mimoso do Sul, conta que a experiência superou as expectativas. “Eu achei muito bom. Quando ouvi dizer, achei que não ia gostar, mas foi todo mundo muito atencioso. É diferente, né?” A médica do outro lado da tela. As coisas estão avançando, e quando é para ajudar a gente é melhor ainda. Foi como uma consulta normal e eu gostei”, relatou.
Pioneirismo na região Sul de Saúde
Pioneira na implantação do modelo, a Região Sul de Saúde foi a primeira região de saúde capixaba a dar início às teleconsultas e registrou mais de 5 mil atendimentos entre janeiro a novembro de 2025, que garantiram o cuidado mais ágil em especialidades como Angiologia, Psiquiatria, Dermatologia, Cardiologia, Nefrologia e Ortopedia.
A experiência regional contribuiu para reduzir deslocamentos desnecessários, acelerar diagnósticos e fortalecer a Atenção Primária, aproximando o cuidado da vida das pessoas.
Na avaliação da superintendente regional de Saúde Sul, Samilla Figueira, o protagonismo da região foi decisivo para a consolidação da estratégia em todo o Estado.
“A Região Sul teve um papel pioneiro na implantação das teleconsultas e ajudou a mostrar que o modelo funciona na prática. Os avanços alcançados ao longo desse primeiro ano comprovam melhorias no acesso, na organização da rede e na aproximação do cuidado com a população. Esse protagonismo regional contribuiu diretamente para a expansão da estratégia em todo o Espírito Santo”, destacou a superintendente.
>
Governo Hospitais de Campanha do Governo do Estado realizam mais de 80 atendimentos no primeiro dia de atividades
Portos do Paraná Novo recorde: Pátio de Triagem de Paranaguá recebe mais de meio milhão de caminhões em 2025
Bahia Feira Saúde Mais Perto leva exames, consultas e vacinação a Ilhéus nos dias 21 e 22 de janeiro
Relações Inter... Governador Jorginho Mello recebe embaixador da Itália para oficializar escritório consular em Florianópolis
São Paulo Equipamentos de cultura do Estado de SP têm atrações gratuitas no aniversário de São Paulo
São Paulo Defesa Civil alerta para chuva intensa, ventos fortes e ressaca marítima em todo o litoral paulista nesta segunda-feira (19) Mín. 17° Máx. 23°





