

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, promove, no próximo dia 24 (sábado), a 2ª edição da Caminhada Janeiro Branco, ação que visa conscientizar sobre a Saúde Mental. O percurso será a tradicional subida do Convento da Penha, em Vila Velha, da entrada principal na Rua Vasco Coutinho até o Campinho, com uma benção final.
A concentração para a caminhada acontece às 07h, na entrada principal do Convento. O evento é gratuito, e não é necessário inscrição.
A Caminhada Janeiro Branco do Himaba é promovida em conjunto pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), pela Psicologia e pelo setor de Recursos Humanos (RH) da unidade, e é realizada no mês de janeiro em alusão à campanha “Janeiro Branco”, que é a iniciativa global dedicada à saúde mental.
“Essa caminhada é um convite à reflexão sobre o autocuidado e sobre a importância de cuidarmos uns dos outros. Nesta campanha, nosso objetivo é fortalecer uma cultura baseada na empatia e na atenção à saúde mental. Além da caminhada no Convento, também desenvolvemos ações internas voltadas à promoção e à valorização do cuidado com a saúde mental”, destacou o diretor-geral do Himaba, Cláudio Amorim.
Benefícios à saúde
Para a psicóloga e referência técnica em Psicologia do Himaba, Mirela Pieve, a escolha pelo Convento da Penha reúne favorece uma experiência benéfica à saúde física e mental.
“O contato com a natureza e as caminhadas leves reduzem a ansiedade e o estresse, melhoram o humor e estimulam a produção de hormônios do bem-estar, como as endorfinas. A subida ao Convento é um convite a uma vida mais saudável, independentemente da religião, e representa uma experiência positiva de autocuidado”, disse Pieve.
Cuidar dos que cuidam
A rotina dos profissionais de saúde é intensa e desafiadora, o que reforça a importância da atenção ao autocuidado e à saúde mental. “Médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e tantos outros lidam diariamente com situações que envolvem dor, sofrimento e despedidas. Esse esforço constante pode levar ao desgaste emocional, ao adoecimento mental e até a quadros mais graves, como a depressão, o que torna essencial que eles também recebam atenção e cuidado”, explicou a psicóloga e referência técnica em Psicologia do Himaba, Mirela Pieve.
A especialista enfatizou que é necessário quebrar o estigma que ainda cerca a saúde mental. “Buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas de coragem e autoconhecimento. Reconhecer os próprios limites, buscar apoio psicológico e estabelecer uma rede de suporte são atitudes fundamentais para manter o equilíbrio emocional e garantir a continuidade do trabalho com responsabilidade e afeto”, afirmou.
Serviço:
2ª edição da Caminhada Janeiro Branco do Himaba
Data: 24 de janeiro (sábado)
Horário: concentração às 7h na entrada principal do Convento da Penha e encerramento às 8h, com bênção no Campinho.
O evento é gratuito, e não é necessário inscrição.
>
Governo Hospitais de Campanha do Governo do Estado realizam mais de 80 atendimentos no primeiro dia de atividades
Portos do Paraná Novo recorde: Pátio de Triagem de Paranaguá recebe mais de meio milhão de caminhões em 2025
Bahia Feira Saúde Mais Perto leva exames, consultas e vacinação a Ilhéus nos dias 21 e 22 de janeiro
Relações Inter... Governador Jorginho Mello recebe embaixador da Itália para oficializar escritório consular em Florianópolis
São Paulo Equipamentos de cultura do Estado de SP têm atrações gratuitas no aniversário de São Paulo
São Paulo Defesa Civil alerta para chuva intensa, ventos fortes e ressaca marítima em todo o litoral paulista nesta segunda-feira (19) Mín. 17° Máx. 23°





