

Nesta quarta-feira (21), aconteceu a sessão plenária de abertura do Ano Judiciário 2026, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), na Praça Dom Pedro II, em São Luís. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Froz Sobrinho, com a presença do governador Carlos Brandão, entre outras autoridades.
Acompanhado dos desembargadores e desembargadoras do TJMA, o presidente Froz Sobrinho enfatizou que o calendário judiciário de 2026 se inicia com aumento da produtividade, contando com o máximo empenho e o compromisso republicano de magistrados e magistradas, servidores e servidoras, além de investimentos em tecnologia e ampliação do número de juízes e servidores.
“O Maranhão, pela primeira vez em muitos anos, terá um juiz titular em todas as comarcas do interior do estado. Para isso, daremos posse, em fevereiro, a 25 novos juízes, juízas e outros servidores que atuarão nas comarcas. Além disso, investiremos na capacitação e no treinamento, considerando que este é um ano eleitoral. O aumento do quadro de juízes e servidores contribuirá para otimizar os processos”, declarou Froz Sobrinho.
Durante a sessão de abertura, o governador Carlos Brandão destacou o fortalecimento da parceria institucional com o Tribunal de Justiça, alicerçada no respeito à independência dos poderes.
“Estamos presentes na cerimônia de reabertura das atividades do Poder Judiciário e, em breve, participaremos da reabertura dos trabalhos do Poder Legislativo. Nossa relação é institucional, pautada pela independência entre os poderes. Consideramos fundamental o diálogo e a colaboração mútua. Recentemente, formalizamos uma importante parceria com o Tribunal de Justiça, que envolveu a cessão de um imóvel e a pavimentação da estrada de acesso ao novo Fórum de Imperatriz. Temos diversas outras parcerias, inclusive na área de regularização fundiária. A participação do Governo do Maranhão nesta solenidade demonstra claramente a harmonia entre os poderes”, assinalou Brandão.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reinaldo Soares da Fonseca, que também já foi servidor da Corte maranhense, destacou que o TJMA é o terceiro tribunal mais antigo do Brasil e que as conquistas obtidas ao longo de 2025 servem de estímulo para o trabalho que será desenvolvido em 2026.
“O Tribunal de Justiça do Maranhão se destaca no cenário nacional por uma gestão judiciária eficiente, comprometida com a inovação, a inclusão social e a efetividade da prestação jurisdicional. Os recentes reconhecimentos obtidos são fruto de planejamento e trabalho em equipe, refletindo a dedicação de seus servidores. Destaca-se a conquista do Selo Diamante do Conselho Nacional de Justiça, nas categorias de excelência em transparência, governança e produtividade. Esses prêmios reafirmam a qualidade da gestão pública e seu alinhamento com as melhores práticas de controle e responsabilidade institucional”, enfatizou.
Metas para 2026
O desembargador e presidente do TJMA, Froz Sobrinho, elencou algumas das principais metas para este Ano Judiciário. Uma das metas estratégicas envolve a sustentabilidade e o registro das matrículas das principais áreas de proteção ambiental do estado, dando andamento ao registro das áreas de proteção dos três principais rios do Maranhão: Pindaré, Mearim e Itapecuru.
“Adicionalmente, será trabalhada a proteção das nossas fronteiras estaduais, especialmente a marítima, onde se encontra um importante ecossistema de proteção ambiental que deve ser preservado”, completou Froz Sobrinho.
Também será garantido reforço ao apoio às políticas de proteção às mulheres, com a utilização de todos os recursos tecnológicos disponíveis, como smartphones, salas de justiça e ambientes dos fóruns. Haverá ainda o fortalecimento do grupo “Ser Mulher”.
O investimento em tecnologia também está entre as metas essenciais para aprimorar o acesso aos serviços do Judiciário maranhense. Neste ano, será lançado o ponto de inclusão digital nº 137, na Ilha dos Lençóis, para atender a comunidade local, que vive em situação de isolamento.
Atualmente, os juízes já contam com sistemas que recebem relatórios de processos gerados por inteligência artificial. O uso da IA permite que os magistrados despachem de qualquer lugar, com o objetivo de agilizar os processos.
Também foram realizados novos investimentos em computadores, smartphones e sistemas, e a equipe de Tecnologia da Informação (TI) do tribunal recebeu reconhecimento nacional.
Sessão plenária
A sessão plenária do Tribunal de Justiça por videoconferência foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do Poder Judiciário do Maranhão no Youtube (youtube/tjmaoficial) e pela Rádio Web Justiça do Maranhão ( http://site.tjma.jus.br/asscom ) e pela TV São Luís, canal aberto 8.1.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Antônio Pereira; procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão, Danilo Ferreira; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, (OAB/MA), Kaio Saraiva; a diretora-geral do TJMA, juíza juíza Ticiany Gedeon Maciel Palácio; presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), conselheiro Daniel Itapary Brandão; e o procurador-geral do Estado do Maranhão, Denilson Souza dos Reis Almeida.
Parauapebas - PA Cerca de 49 mil alunos iniciam o ano letivo em Parauapebas nesta quinta-feira, 22
Governo Governo realiza entrega de óculos do Programa Cuidar dos Olhos em Alto Parnaíba
Cidades Matrículas on-line para novos alunos da Rede Municipal de Ensino vão até sexta, 23
Acre Idaf reforça importância do selo de inspeção na comercialização de ovos no Acre
São Paulo Criador do Pisa afirma que SP mudou paradigma de educação digital
São Paulo Sabesp inicia obra para interligar Billings e Sistema Alto Tietê e aumentar oferta de água para a Grande SP
Cidades Prefeitura promove encontro inter-religioso em defesa da liberdade de crença
Cidades Edital do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva será organizado e conduzido por Comissão instituída
Relações Inter... SC Day in Bern projeta Santa Catarina na Suíça e ativa acordo de parcerias firmado no Brasil Mín. 16° Máx. 22°





