

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, representa o Governo do Estado nesta semana no Bett UK 2026, a semana global de educação que acontece em Londres até a próxima sexta-feira (23). Em mesa com o criador do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), Andreas Schleicher no Ministerial Symposium, Feder foi convidado a falar sobre a implantação e utilização das plataformas educacionais nas 5.000 escolas estaduais e pelos 3 milhões de alunos da rede.
“São Paulo é um exemplo incrível de salto tecnológico. Vocês mudaram o paradigma ao oferecer material digital de alta qualidade e práticas padronizadas”, afirmou Schleicher antes da fala de Feder no simpósio.

Durante sua explanação, Feder destacou o tamanho da rede estadual de ensino, com mais de 1 milhão de aulas por dia. “Minha grande questão era: como apoiar nossos professores? Entre as ações, quando um professor termina uma aula, ele aperta um botão e os alunos recebem a lição de casa automaticamente e esse professor recebe um relatório de quem fez essa lição e o que cada um acertou. Além disso, oferecemos apoio aos professores, com treinamentos on-line e ao vivo, por meio de vídeo com formadores”.
Feder destacou ainda o trabalho de toda a rede para ampliar a frequência escolar: “Há três anos, 22 em cada 100 alunos faltavam diariamente. Reduzimos esse número para 11. Monitoramos isso todos os dias”.
O uso de IA nas aulas também foi abordado durante a mesa com o criador do Pisa. “Aplicamos a IA em casos de sucesso. Na redação, IA apoia os professores na correção, instantemente. Antes, as crianças não escreviam tanto. Imaginem 3 milhões de alunos escrevendo, é muito difícil para os professores corrigirem tudo sozinhos. Estamos fazendo isso há dois anos, e com sucesso”, aponta o secretário da Educação.
Além de Feder, participam do Ministerial Symposium: Kristina Kallas, ministra da Educação e Pesquisa da Estônia, Ryan Donaghy, vice-ministro de Educação de New Brunswick (Canadá), Haruna Iddrisu, ministro da Educação de Gana e Lina Bankert, diretora e sócia da BCG.
Os 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino encerraram o ano letivo de 2025 com 2,5 bilhões de atividades concluídas nas plataformas da Seduc-SP. Entre essas plataformas estão: TarefaSP, Redação Paulista, SPeak, a premiada internacionalmente Matific (que recebeu o prêmio “Grandes Empresas” da primeira edição do Global EdTech Prize).
No ano letivo de 2026, a Educação vai implantar a tecnologia OCR (Optical Character Recognition — reconhecimento óptico de caracteres) como apoio à produção de redações na rede estadual. A ferramenta permitirá a digitalização de textos manuscritos, convertendo a escrita cursiva dos estudantes em conteúdo digital.
Com o uso do OCR, professores poderão fotografar as redações escritas à mão, e o sistema fará automaticamente a conversão do texto, agilizando o processo de leitura, correção e devolutiva pedagógica. A tecnologia tem como objetivo otimizar o trabalho docente e fortalecer o acompanhamento da aprendizagem dos alunos.
O recurso foi testado em projeto-piloto no segundo semestre de 2025, envolvendo 79,8 mil estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 115 escolas da capital e da região metropolitana.
A Bett (British Educational Training and Technology Show) é reconhecida como a maior série global de eventos de tecnologia educacional e reúne educadores, líderes de tecnologia e representantes públicos em encontros sobre inovação na educação. O evento também acontece em São Paulo. Neste ano, a semana está prevista para o mês de maio.
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende autor de homicídio contra o pai, em Campo Grande
Cidades Com retificação do Edital 001/2026, interessados têm até amanhã para realizar inscrição
Polícia Civil - MS Polícias Civil e Militar prendem indivíduo com mandado de prisão em aberto por tentativa de homicídio em Aparecida do Taboado Mín. 16° Máx. 22°





