

A água que chega muda rotinas, fortalece a produção e devolve dignidade a quem vive no semiárido. Foi com esse compromisso que a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou, na última sexta-feira, 23, no povoado Tapado, no município de Pedra Mole, mais uma etapa do Programa Cisternas, iniciativa do Governo Federal conduzida pela Seasic, que garante acesso à água para famílias da zona rural e assegura água dentro da casa de sergipanos que vivem no semiárido.
Somente em Pedra Mole, estão sendo implantadas 24 cisternas, assegurando água de qualidade e contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais, o fortalecimento da agricultura familiar e a permanência das famílias no campo. A ação integra uma iniciativa maior que prevê, nesta etapa inicial, a implantação de 1.480 cisternas em 13 municípios do semiárido sergipano, beneficiando diretamente 1.309 famílias em situação de insegurança hídrica.
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, o retorno do programa reafirma o papel da Seasic na condução de políticas públicas estruturantes. “Água é dignidade, é desenvolvimento e é cuidado. O retorno do Programa Cisternas mostra o compromisso da Seasic, junto ao Governo de Sergipe e ao Governo Federal, em garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa. Quando a água chega perto de casa, ela transforma a vida das famílias, fortalece a produção e gera mais autonomia no campo”, destacou.
Além de promover segurança hídrica, o programa contribui para a educação ambiental, a gestão comunitária da água, o fortalecimento das redes locais e a geração de trabalho e renda, ampliando os impactos sociais e econômicos nos territórios rurais.
Fornecer água é garantir direitos
Entre as famílias beneficiadas está a de José Cláudio, morador de Pedra Mole, que relembra as dificuldades enfrentadas antes da chegada da cisterna.
“Eu agradeço muito por esse presente maravilhoso que foi a cisterna. Ela mudou a nossa vida aqui no sertão, no semiárido. Para nós, isso é uma riqueza muito grande, porque água é vida. Sem água, a gente não tem nada. Só gratidão ao Governo Federal e ao Governo do Estado”, afirmou.
As cisternas estão sendo construídas pela SASAC, instituição vencedora do edital e responsável pela execução da tecnologia social, que se destaca pelo baixo custo, alta durabilidade e eficiência comprovada no enfrentamento da escassez de água no semiárido.
Para superintendente de Assistência e Desenvolvimento Social da Seasic, Viviane Reis, garantir água é garantir direitos. “O acesso à água representa dignidade, saúde e a permanência das famílias no campo. É uma política pública que transforma realidades e fortalece comunidades inteiras”, ressaltou.
Com a ação em Pedra Mole, a Seasic reforça seu compromisso com a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e a garantia de direitos, assegurando que o acesso à água continue sendo prioridade nas políticas públicas voltadas às populações do semiárido sergipano.





Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





