

Cerca de 180 policiais militares irão atuar nos eventos carnavelescos da Capital; em paralelo serão realizadas ações de conscientização contra assédio e outras questões
O Carnaval de Campo Grande em 2026 será marcado por uma atuação integrada entre Governo do Estado, prefeitura, forças de segurança pública e instituições de defesa de direitos individuais e coletivos, reforçando o compromisso de garantir uma festa popular, inclusiva e segura para todos. Durante entrevista coletiva realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som) na quarta-feira (28), representantes das áreas de cultura e segurança detalharam as ações planejadas.
Entre os principais eixos de trabalho estão o reforço no policiamento, com a prevenção de crimes em geral, combate ao assédio e proteção de públicos vulneráveis, especialmente em eventos de grande concentração de pessoas. Em paralelo ao trabalho ostensivo, o Carnaval deste ano também ganha força no campo das pautas sociais.
Cerca de 180 policiais serão empregados diariamente para atuar especificamente no Carnaval, com apoio do Batalhão de Choque e do policiamento montado, responsável pela segurança no perímetro externo dos eventos. A estratégia inclui o fechamento de acessos, revistas preventivas e a proibição da entrada de objetos cortantes, modelo já adotado em anos anteriores e que apresentou resultados positivos na redução de ocorrências.
Já os coletivos de blocos independentes e entidades organizadoras reforçam a importância de um ambiente respeitoso, com ações de conscientização contra o assédio e a violência, especialmente direcionadas a mulheres e grupos em situação de vulnerabilidade. A proposta é transformar a folia em um espaço de liberdade, mas também de responsabilidade coletiva.
"Tivemos diversas reuniões nesse mês de janeiro com o Estado e o município para que a gente alinhasse, e também com as escolas de samba e os blocos. Estamos em momento de planejamento, mas já definimos que cerca de 180 policiais militares atuarão em todas as noites", frisa o comandando do Policiamento Metropolitano da PM, coronel Emerson de Almeida Vicente.












Coordenadora do Núcleo Criminal da Defensoria Pública, Francianny Cristiane da Silva Santos informou que a Defensoria deve fazer uma campanha para conscientização de direitos, para divulgação de como acessar a defensoria em caso de violação de direitos, sendo um canal de denúncia. "A gente vai distribuir material impresso, inclusive com quem for formular denúncias, com o número do plantão da Defensoria para que a população acesse em caso de necessidade".
Representando os blocos independentes, Karla Valeska agradeceu a oportunidade de também participar do Carnaval. "Nós somos um coletivo de mulheres feministas, estamos trazendo uma discussão sobre a questão do assédio, principalmente as populações vulneráveis neste momento sensível que é o Carnaval, que requer atenção, a gente vem construindo esse diálogo com vários parceiros, a gente tem feito esse diálogo de forma muito bacana, muito consistente. Precisamos dessa união e desse olhar coletivo".
Segundo os organizadores, a articulação entre poder público, entidades culturais, blocos de rua e instituições de segurança demonstra uma mudança de paradigma na realização do Carnaval de Campo Grande, que passa a ser visto não apenas como um evento cultural e turístico, mas também como um espaço de cidadania, inclusão e proteção social.
Com investimentos públicos, fortalecimento das políticas de segurança e o engajamento de diferentes setores da sociedade, a expectativa é de que o Carnaval de Campo Grande consolide-se como um exemplo de festa popular que alia alegria, diversidade e cuidado com as pessoas.




Karina Lima, Comunicação Setesc
Edição: Nyelder Rodrigues/Secom
Foto de capa: Arquivo/PMMS
Galeria 1: Ricardo Gomes/Setesc
Galeria 2: Arquivo/PMMS
Sergipe Governo do Estado abre programação do Verão Sergipe 2026 em Aracaju
São Paulo Centro da cidade de São Paulo registra menor número de roubos em 25 anos
Sergipe Verão Sergipe 2026 reúne Léo Santana e Gabriel O Pensador na Orla da Atalaia e inicia programação esportiva
São Paulo Vida sexual, doenças e DNA: veja 8 mitos sobre a vacina do HPV
Mato Grosso do Sul Agências do Detran-MS em Corguinho e em Rochedo passarão por manutenção
Verão Maior Paraná Verão Maior: Murilo Huff e Léo & Raphael abrem fim de semana do sertanejo em Pontal
Verão Maior Paraná Ana Castela confirma status de fenômeno diante de 228 mil pessoas no Verão Maior Paraná
Sergipe Grandes atrações e espetáculo de drones marcam primeira noite do Verão Sergipe 2026 em Aracaju
Governo Fapema e UFMA fortalecem parceria científica com novos convênios em pesquisa, comunicação e tecnologia Mín. 17° Máx. 27°





