

Um grupo de 132 professores da rede estadual de ensino do Paraná embarcou nesta sexta-feira (06) para Toronto, no Canadá. Foi o primeiro embarque da segunda edição do Programa Ganhando o Mundo Professor, que em 2006 levará 251 docentes ao país norte-americano, onde participarão de programas de formação continuada e atualização pedagógica, com foco em práticas educacionais contemporâneas e metodologias inovadoras. Os demais 119 selecionados partem neste sábado (07), também do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
“Este momento simboliza o compromisso do Paraná com a valorização dos nossos professores e com a qualidade da educação pública. O Programa Ganhando o Mundo Professor é um investimento direto em quem faz a educação acontecer todos os dias dentro das salas de aula”, afirma o secretário de Estado da Educação Roni Miranda.
Antes mesmo do embarque, os professores passaram por um período estruturado de preparação, que integra o desenho pedagógico do programa. A formação da 2ª edição do Ganhando o Mundo Professor terá duração total de 12 semanas, combinando atividades no Brasil e no Canadá.
A escolha do Canadá como destino desta edição se deve à nota alcançada pelo país no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), principal indicador de qualidade educacional internacional, no qual figurou entre os 10 primeiros, sendo o único das Américas a compor o ranking.
O Colégio selecionado para a formação foi o Greystone College Vancouver. A instituição promove formação personalizada em língua portuguesa sendo considerada uma das principais instituições privadas de ensino profissionalizante do país.
Durante a etapa internacional, os docentes participarão de visitas técnicas, observação de aulas e vivências em escolas de educação básica, aprofundando-se em temas como metodologias ativas, educação inclusiva, gestão de sala de aula, uso de tecnologias educacionais e avaliação da aprendizagem, conforme destaca o secretário.
“O objetivo é que o conhecimento adquirido seja incorporado ao plano de trabalho dos docentes e replicado em toda a rede estadual de ensino, ampliando o repertório metodológico e fortalecendo a qualidade da educação no Paraná. Após o término da formação, o professor retorna ao Brasil para a implementação de seu projeto de intervenção e para a multiplicação dos conhecimentos junto à rede”, explica.
NOVAS EXPERIÊNCIAS– O professor Dilamar Melo de Bitencourt, que atua há 18 anos no Colégio Maria Isabel, na cidade de Araruna, no Centro-Oeste, está vivendo um momento de muita emoção. Tomado por aquele “friozinho na barriga”, ele conta que esta será a sua primeira viagem de avião e também a primeira internacional.
“Existe ansiedade, sim, mas ela vem acompanhada de muita alegria, gratidão e de um sentimento de realização por tudo que essa oportunidade representa. Ao longo desses 18 anos dedicados à educação pública, sempre acreditei no poder transformador da educação e na importância de investir na formação continuada. Participar desse intercâmbio vai muito além de uma experiência pessoal. É uma oportunidade de crescimento profissional, de trocas de conhecimento e de ampliação de horizontes”, afirma.
O programa também vai proporcionar a primeira viagem de avião para a professora Cristiane Nunes de Lima Gomes, do Colégio Estadual Manoel Romão Neto, a única escola estadual da cidade de Porto Rico, no Noroeste do Paraná. Professora de História e formadora desde 2023, com atuação em diferentes temáticas, Cristiane não esconde a emoção.
“A ansiedade está a mil diante dessa nova experiência, minhas expectativas são positivas e muito altas em relação a tudo que a gente vai aprender. Para minha carreira profissional, eu acredito que vai ser extremamente bom, me sinto impactada por esse intercâmbio e como retribuição eu pretendo trazer muitas melhorias às minhas aulas, porque eu acho que o grande objetivo nosso é em relação ao nosso aluno”.
“Mesmo atuando como formadora, eu me inscrevi como cursista para incentivar meus colegas da escola. Para verem que eles também podem, que é possível. E se planejarem para viver esse momento também”, complementa.
Elaine Cristina Reis, técnica pedagógica NRE Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, espera que sua trajetória incentive outros professores a acreditarem no poder transformador da educação. “O intercâmbio representa a realização de um sonho e reforça a importância do investimento da Seed na formação docente como instrumento de transformação e inspiração”, afirmou antes de embarcar.

GANHANDO O MUNDO– Maior programa de intercâmbio internacional voltado à rede pública estadual no Brasil, o Ganhando o Mundo possibilita que estudantes e profissionais da educação tenham contato direto com práticas acadêmicas e culturais em instituições de referência no Exterior.
A versão do programa destinada aos professores foi lançada em 2023 e contemplou, em sua primeira edição, 99 docentes da rede estadual, que realizaram intercâmbio na Finlândia e no Canadá. Ao longo da experiência, os intercambistas participaram de formações voltadas ao aperfeiçoamento de metodologias pedagógicas e ao fortalecimento da prática docente em sala de aula.
A ação integra a política do Governo do Estado de incentivo à internacionalização da educação pública e de valorização dos profissionais da rede. Desde sua implementação, em 2022, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2.500 estudantes, professores e diretores. O investimento supera R$ 500 milhões e inclui custos com passagens, hospedagem, bolsas, documentação e acompanhamento completo dos participantes.
Ensino Superior Projeto da nova Apae de Rio Bonito do Iguaçu contou com ajuda da Unioeste
Educação Udesc Cefid organiza seminário internacional sobre tecnologia e inovação em saúde pulmonar
Educação Governo do Ceará inaugura escola de tempo integral no distrito de Retiro, em Tejuçuoca
Educação Secretaria de Estado de Educação divulga resultado preliminar do Programa Bolsa Mais Professores
Educação Secretária de Educação divulga resultado preliminar do Processo Seletivo do Programa Bolsa Mais Professores
Educação Governo de Minas divulga países de destino de estudantes selecionados para o Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento
Amazonas Histórias de estudantes reforçam a importância da dedicação e do papel da escola na construção de projetos de vida
Educação Biodigestor em colégio estadual de Campo Magro transforma resíduos em aprendizado
Amazonas Estudantes do Amazonas podem concorrer à vaga na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador Mín. 20° Máx. 29°





