

Aprovações em universidades públicas marcaram homenageados na abertura do ano letivo de 2026 da rede estadual

FOTO: Euzivaldo Queiroz e Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A abertura do ano letivo de 2026 da rede estadual de ensino foi marcada pelo reconhecimento ao desempenho de estudantes que concluíram o Ensino Médio, e conquistaram aprovação em universidades públicas. O momento integrou a programação oficial do evento realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, e celebrou trajetórias que têm em comum a escola pública como espaço de formação e transformação.
Ao todo, mais de 2.100 estudantes da rede estadual foram aprovados em universidades públicas, por meio de vestibulares como o Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e o Processo Seletivo Contínuo (PSC). A rede atende mais de 370 mil alunos, distribuídos em mais de 600 escolas na capital e no interior do estado.
Entre os destaques está Rafaella Martins, egressa da Escola Estadual Frei Silvio Vagheggi, aprovada em Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de Letras e Engenharia Civil na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Para ela, a trajetória é também uma mensagem direta aos estudantes que estão ingressando agora no Ensino Médio na escola pública.
“Existe muito aquela confusão da pessoa que, só por ser de escola pública, é desacreditada. Mas eu sou a prova viva de que é possível. Não fiz cursinho, todo o meu conhecimento foi dentro da minha escola. Eu consegui três aprovações, e uma redação de 980 no Enem. Eu me sinto, principalmente, vitoriosa”, afirmou Rafaella Martins.

FOTO: Euzivaldo Queiroz e Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Outro exemplo é o de Isaias Nascimento, aluno da Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra (CMPM 3), que conquistou quatro aprovações: primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), primeiro lugar na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e aprovação na UEA, pelo SIS e pelo vestibular. Com 920 pontos na redação do Enem, Isaias escolheu cursar Medicina na Ufam e projeta um futuro ligado à pesquisa científica na área da neurocirurgia.
“Agradeço muito aos meus pais que me motivaram muito. Eles não tiveram Ensino Superior, mas eu estou tendo essa oportunidade. Minha inspiração para a profissão vem de um filme chamado ‘Mãos Talentosas’, que mostra um médico que veio de uma família pobre e, por meio do esforço, conseguiu mudar vidas. É onde eu me vejo futuramente”, compartilhou o estudante.
E Jayna Rocha, da Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira, foi aprovada em Ciências Contábeis na UEA, pelo SIS. A escolha do curso levou em consideração o mercado de trabalho e as possibilidades de atuação profissional, revelando planejamento e maturidade na tomada de decisão. Segundo a estudante, esse olhar estratégico foi construído a partir do incentivo recebido no ambiente escolar.

FOTO: Euzivaldo Queiroz e Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Meus professores foram muito importantes para mim. Sempre nos incentivavam a participar dos vestibulares, faziam mutirões de inscrição e realizavam simulados baseados em questões oriundas de vestibulares. Realmente nos fizeram entender a importância do Ensino Superior”, ressaltou Jayna Rocha.
Também da Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra (CMPM 3), Yuri Silveira foi aprovado em Ciências Contábeis na Ufam e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade de São Paulo (USP), onde dará continuidade aos estudos. Com 960 pontos na redação do Enem, Yuri destaca a escola como base de toda a sua formação.

FOTO: Euzivaldo Queiroz e Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“O papel da minha escola na minha aprovação foi muito importante. Estudei aqui desde o 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Nessa fase final, tivemos vários simulados de matemática e língua portuguesa, e isso nos ajudou muito na preparação”, enfatizou.
As histórias celebradas na abertura do ano letivo reforçam o papel da escola pública na ampliação de oportunidades e na construção de trajetórias acadêmicas e profissionais, marcando o início de mais um ano de atividades na rede estadual de ensino.
Ensino Superior Projeto da nova Apae de Rio Bonito do Iguaçu contou com ajuda da Unioeste
Educação Udesc Cefid organiza seminário internacional sobre tecnologia e inovação em saúde pulmonar
Educação Governo do Ceará inaugura escola de tempo integral no distrito de Retiro, em Tejuçuoca
Educação Secretaria de Estado de Educação divulga resultado preliminar do Programa Bolsa Mais Professores
Educação Secretária de Educação divulga resultado preliminar do Processo Seletivo do Programa Bolsa Mais Professores
Educação Governo de Minas divulga países de destino de estudantes selecionados para o Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento Mín. 20° Máx. 29°





