

O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) , da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promoverá seminário internacional com o tema “Avanço tecnológico e inovação na doença pulmonar obstrutiva crônica” em 19 de fevereiro, das 14h às 17h, por meio do Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar e Mudança de Comportamento (Nureab) , em parceria com o Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (Lacap) , da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), de São Paulo.
O evento ocorrerá no Auditório da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e dará certificados de participação. As inscrições estão abertas em formulário online . No dia do seminário, cada inscrito deverá levar um quilo de alimento não perecível.
“O seminário será dedicado à inovação, à tecnologia e à saúde pulmonar e reunirá pesquisadores e profissionais do Brasil e da Holanda para discutir como a tecnologia e a inteligência artificial estão transformando o cuidado em saúde pulmonar”, destaca a coordenadora do Nureab, professora Manuela Karloh , que integra o Departamento de Fisioterapia e o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) na Udesc Cefid.
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é o nome do grupo de doenças respiratórias que obstruem cronicamente as vias aéreas, entre as quais estão a bronquite crônica (quando há estreitamento das vias aéreas por causa da inflamação dos brônquios) e o enfisema pulmonar (quando há danos irreversíveis nos alvéolos).
A DPOC é a terceira maior causa de mortes no mundo e sua origem está ligada principalmente com a exposição à fumaça de cigarros e similares, mas também há outros fatores, como a poluição ambiental.
Programação
De acordo com a professora Manuela, “um dos eixos centrais do seminário é a experiência do grupo de pesquisa em Voice & AI da Maastricht University Medical Center , da Holanda, um campo de pesquisa internacional liderado pelo professor dr. Sami Simons , referência no uso da voz humana como biomarcador digital para diagnóstico e monitoramento de doenças respiratórias”.
Para falar sobre essa pesquisa no evento, “estarão presentes as pesquisadoras Loes van Bemmel e Lauren Reinders , integrantes da equipe liderada pelo dr. Sami, que irão apresentar como gravações simples de fala, analisadas por algoritmos de IA, vêm sendo aplicadas ao diagnóstico precoce, ao monitoramento clínico e à saúde digital na doença pulmonar obstrutiva crônica”.
O seminário também contará com a apresentação de uma ação brasileira em saúde pulmonar, o Projeto Vocal, com pesquisadores da Ufscar vinculados ao Lacap.
“Essa equipe é liderada pela professora dra. Renata Gonçalves Mendes , referência em pesquisa em fisioterapia cardiorrespiratória e reabilitação pulmonar”, ressalta Manuela. Os demais integrantes do Lacap que estarão no evento são a professora Nathany Schafauser e os professores Alessandro Heubel e Gustavo Araujo .
Mais informações
Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas pelo e-mail manuela.karloh@udesc.br e pelo perfil do Nureab no Instagram .
Serviço
O QUÊ:Seminário internacional “Avanço tecnológico e inovação na doença pulmonar obstrutiva crônica”.
QUANDO:19 de fevereiro, das 14h às 17h.
ONDE:Auditório da Udesc Cefid (térreo do Prédio da Biblioteca), Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8637
Ensino Superior Projeto da nova Apae de Rio Bonito do Iguaçu contou com ajuda da Unioeste
Educação Governo do Ceará inaugura escola de tempo integral no distrito de Retiro, em Tejuçuoca
Educação Secretaria de Estado de Educação divulga resultado preliminar do Programa Bolsa Mais Professores
Educação Secretária de Educação divulga resultado preliminar do Processo Seletivo do Programa Bolsa Mais Professores
Educação Governo de Minas divulga países de destino de estudantes selecionados para o Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento
Amazonas Histórias de estudantes reforçam a importância da dedicação e do papel da escola na construção de projetos de vida Mín. 20° Máx. 29°





