

A Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec) realizou, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o curso de introdução à operação de drones, como parte de um amplo pacote de iniciativas voltadas à capacitação técnica de seus quadros. A formação ocorreu ao longo de quatro dias, entre dois e cinco de fevereiro, e integra as estratégias de fortalecimento da política pública de proteção e defesa civil no estado.
A ação teve como foco o mapeamento, o monitoramento e a gestão de riscos e desastres, por meio do uso de tecnologias de última geração.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, o conhecimento dos riscos e o seu acompanhamento sistemático são ações centrais da defesa civil moderna. “Mapear e monitorar são atividades estratégicas nas ações de defesa civil. Hoje, esses processos são feitos de forma remota, utilizando tecnologias avançadas, tanto na prospecção de dados e no levantamento aerofotogramétrico quanto no tratamento das informações e na geração de produtos que orientam o planejamento urbano e a tomada de decisão na gestão de riscos e desastres”, destacou.

O curso integra um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual de Defesa Civil e a Codevasf, sendo construído dentro do programa Rede Colab. A iniciativa tem como objetivo transferir expertise em gestão de riscos para comunidades ribeirinhas, tornando-as polos ativos de monitoramento comunitário, ao mesmo tempo em que fortalece a capacidade técnica da Sedec.
Segundo Werton Costa, o uso de drones é fundamental para garantir uma visão panorâmica e mais ampla das áreas de risco, permitindo a identificação, a qualificação e a quantificação desses cenários. “Esses dados, quando devidamente tratados por uma equipe multidisciplinar formada por geógrafos, engenheiros e geólogos da Sedec, contribuem diretamente para o planejamento e para a tomada de decisões na gestão de riscos e desastres”, afirmou.

A capacitação ocorre em um momento estratégico para a secretaria, que está implementando metas e fortalecendo indicadores previstos no Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil. Entre os objetivos estabelecidos está a ampliação das áreas de risco mapeadas em todo o território piauiense.
Para a engenheira da Sedec, Joyce Medeiros, a capacitação representou um avanço importante para a equipe técnica da Defesa Civil. “A capacitação em drones foi muito importante, pois possibilitou aprofundar conhecimentos sobre o uso correto dos equipamentos, os riscos envolvidos e o manuseio adequado. Tivemos a parte teórica e também a prática, o que contribui diretamente para o planejamento de voo e para uma atuação mais qualificada em campo”, explicou.

Com a iniciativa, a Defesa Civil do Piauí reafirma seu compromisso com a prevenção, a mitigação de riscos e a proteção da população piauiense, investindo em tecnologia, capacitação e planejamento para ampliar sua presença e efetividade em todo o estado.

São Paulo Feirão Casa Paulista com crédito de até R$ 16 mil vai até este domingo (8)
São Paulo Governo de SP entrega requalificação de ciclovia que conecta Praia Grande a Santos
São Paulo Carreta do Museu Catavento leva cultura e ciência para Bragança Paulista
Mato Grosso do Sul Porto Murtinho avança em obras de saúde, infraestrutura e turismo, de olho na consolidação da Rota Bioceânica
Acre Comitiva russa discute parcerias com Estado e Ufac para implantação de indústria de produção de biofertilizantes
São Paulo Governo de SP entrega sirene de alerta para área de risco em Mauá
Sergipe Estado reforça ações de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis durante Verão Sergipe 2026 em Pirambu
Piauí Defesa Civil do Piauí investe em uso de drones para monitoramento de riscos e desastres
Marabá - PA Nota de esclarecimento sobre a divulgação de informações inverídicas do HMM Mín. 20° Máx. 29°





