

O Piauí conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização (CNCA), reconhecimento concedido pelo Ministério da Educação (MEC) aos estados que apresentam resultados consistentes na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa. A iniciativa incentiva ações, programas e práticas de gestão que assegurem o direito das crianças à alfabetização, em consonância com a meta nacional de garantir que todos os estudantes estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental.
O resultado confirma o desempenho do estado em mais de 60 critérios avaliados pelo Selo Nacional Criança Alfabetizada. Com a conquista, o Piauí permanece no mais alto patamar da avaliação do MEC e integra um grupo seleto de 11 estados brasileiros que alcançaram a categoria Ouro, ao lado de Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, a premiação reflete o fortalecimento das políticas educacionais desenvolvidas de forma articulada entre o Governo do Estado e os municípios. “Receber o Selo Ouro pelo segundo ano consecutivo confirma que estamos avançando com planejamento, cooperação e foco nos resultados. Esse desempenho é fruto de um trabalho coletivo construído por meio do Pacto pela Educação, que fortalece o regime de colaboração com os municípios e mantém a alfabetização na idade certa como prioridade estratégica”, destacou o gestor.
Pacto pela Educação
O Pacto pela Educação é uma iniciativa do Governo do Piauí voltada ao fortalecimento da Educação Básica, à ampliação da alfabetização na idade certa e à expansão do ensino em tempo integral, promovendo maior integração entre o Estado e os 224 municípios piauienses e garantindo apoio técnico e pedagógico às redes municipais.
No âmbito municipal, os dados também evidenciam a ampla adesão à política de alfabetização. Dos 224 municípios piauienses, 222 efetivaram inscrição no processo de avaliação, o que corresponde a 99,1% de participação. Entre os participantes, 128 municípios conquistaram o Selo Ouro, 89 receberam o Selo Prata e apenas cinco foram classificados na categoria Bronze, demonstrando a predominância de desempenhos elevados em todo o território estadual.
O resultado alcançado está diretamente associado ao trabalho desenvolvido pelo Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e ao Pacto pelas Crianças do Piauí, iniciativas estruturadas que visam fortalecer as políticas públicas voltadas à infância, assegurando às crianças piauienses o direito de aprender, se desenvolver plenamente e construir bases sólidas para toda a trajetória.
A conquista reafirma a consistência das políticas educacionais implementadas no Piauí e o compromisso permanente com a garantia do direito de aprender, fortalecendo as bases para a melhoria dos indicadores educacionais e para o desenvolvimento integral dos estudantes desde os primeiros anos da vida escolar.
Ensino Superior Estado anuncia R$ 16 milhões para novo prédio de pesquisa de alimentos e reformas na Unioeste
Educação Deficiência Visual é tema da I Mostra dos Trabalhos dos Centros de Atendimento Educacional Especializado em Educação Especial
Educação São Paulo sedia maior congresso de cuidados paliativos da AL
Marabá - PA Educação: Semed inicia instalação de playgrounds em escolas de tempo integral
Piauí Estudantes retornam de Singapura e fortalecem política de intercâmbio educacional ‘Do Piauí para o Mundo’
Piauí Seduc realiza encontro de formação para fortalecer o ensino de Língua Portuguesa e Matemática em 2026
Piauí Governo do Piauí publica diretrizes do Plano de Segurança Escolar e Promoção da Cultura de Paz
Educação AVISO DE PAUTA: governador entrega mais 15 novos ônibus para transporte de estudantes das redes públicas de ensino de SC
Educação Três refeições por turno: Mais Merenda completa 4 anos com investimento de R$ 245 milhões Mín. 19° Máx. 24°





