

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) iniciou, nessa quarta-feira, 11, no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), a aplicação do anticorpo monoclonal Nirsevimabe, medicamento que protege contra a bronquiolite e a pneumonia causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A medida representa um avanço significativo na prevenção de infecções respiratórias graves em bebês, especialmente nos mais vulneráveis.
A imunização está sendo realizada de forma imediata nos recém-nascidos (RN) internados na unidade hospitalar. Já para os bebês nascidos entre agosto e fevereiro, a aplicação ocorre mediante agendamento prévio pelo sitehttps://missaoimunizar.palmas.to.gov.br/.
O Nirsevimabe é um anticorpo monoclonal que oferece proteção direta contra o VSR, principal responsável por internações de bebês por complicações respiratórias. A medicação atua na prevenção de quadros graves que podem exigir uso de oxigênio, internação prolongada e até cuidados intensivos, sendo considerada uma estratégia segura e eficaz de proteção nos primeiros meses de vida.
O pequeno José Augusto Rodrigues Lima foi o primeiro recém-nascido a receber a dose na unidade. A mãe Maria Clara Rodrigues Lima celebrou a conquista. José Augusto nasceu prematuro, com 34 semanas e 2 dias, pesando 2.050 gramas, e permaneceu 11 dias na UTI. “Eu já achava muito importante para as gestantes e, principalmente agora que foi liberado para as crianças prematuras, pois nem todas as mãezinhas tiveram a oportunidade de tomar e eu fui uma delas. Achei muito importante meu filho ter sido vacinado, pois é uma forma segura e eficaz de prevenção dos nossos pequenos, evitando graves consequências, como necessidade de oxigênio e complicações respiratórias. Fiquei muito grata por ter conseguido imunizá-lo”, destacou.
Para a coordenadora da Sala de Vacina, Teste do Pezinho e Testes Rápidos do HMDR, Mariana Gontijo, a chegada do medicamento fortalece a assistência neonatal. “Com o Nirsevimabe, esperamos reduzir de maneira expressiva o número de internações por bronquiolite e suas complicações respiratórias graves”, afirmou.
O diretor do hospital, Fernando Pinheiro, reforçou a importância da iniciativa. “A introdução do Nirsevimabe no Hospital Dona Regina, a partir deste 12 de fevereiro, marca um momento histórico para a nossa unidade. Estamos ampliando a prevenção e garantindo mais segurança aos nossos recém-nascidos, especialmente os mais vulneráveis. É um compromisso com a vida e com a saúde das nossas crianças”, ressaltou.
Amazonas ‘Estou realizada, eu não estava conseguindo comprar porque eu não estava trabalhando’, afirma beneficiada com entrega gratuita de óculos de grau pelo Governo do Amazonas
Mato Grosso do Sul Entre a folia e o cuidado: SES alerta para prevenção contra a dengue e chikungunya no Carnaval
Amazonas Hemoam publica retificação ao edital do processo seletivo para o Hospital do Sangue, no cargo de Enfermagem
Amazonas FVS-RCP divulga edital para seleção de projetos de vigilância, prevenção e controle de ISTs e outras infecções
Saúde Ação do Hemóvel no Centro Administrativo fortalece estoques de sangue e mobiliza doadores em Camaçari
Saúde Fundação Ezequiel Dias abre inscrições do programa Quero Ser um Cientista para escolas em 2026
Cuiabá - MT Cuiabá registra alta cobertura em vacinas estratégicas e reforça importância da imunização
Saúde Após 20 anos de tratativas, Hospital Infantil de Florianópolis passa a realizar hemodiálise pediátrica
Tocantins SES/TO realiza primeira plasmaférese pelo SUS no Tocantins no Hospital Geral de Palmas Mín. 21° Máx. 31°





