
A papeleira brasileira Maromba Papéis conseguiu reduzir em 35% o consumo de energia dos equipamentos da linha de preparo de massa em sua planta de embalagens localizada na cidade de Curitibanos, Santa Catarina. O resultado foi obtido com a implantação de novos sistemas para automatizar o preparo de pasta de celulose, aliada a soluções de eletrificação e digitalização que permitiram ajustar o consumo de energia segundo a necessidade de motores e outros equipamentos eletromecânicos existentes na linha.
O projeto foi concebido, implementado e comissionado pela SR Automação, com soluções da provedora de tecnologia ABB, que detalhou a iniciativa em seu site. Entre as soluções utilizadas estão o controle lógico programável CLP ABB AC500 V3 PM5630, a interface IHM PRO CP6610, os painéis elétricos System Pro E Power, além de 11 inversores de frequência ACS580 e outros oito do modelo ACS380.
Capazes de ajustar a velocidade e o torque à exata necessidade da aplicação de motores, os inversores tiveram papel decisivo na economia de energia. "Desde os estudos realizados para o projeto, os inversores de frequência da ABB se mostraram com o maior potencial [de redução de consumo], além dos demais produtos de automação e eletrificação para manter a operação do processo segura e ininterrupta", afirmou Paola Sardá, gerente operacional da SR Automação.
Segundo Valdir Nazário, gerente de produção da Maromba Papéis, a redução de 35% alcançada com a implantação representou uma economia objetiva de R$ 200 mil por ano na conta de luz. "Com os recursos de supervisão e controle da ABB, [também] conseguimos aumentar a confiabilidade da planta, reduzir falhas, otimizar processos e operar com muito mais segurança e eficiência energética", informou.
A fábrica de Curitibanos da Maromba Papéis produz cerca de oito mil toneladas anuais de embalagens descartáveis de papelão do tipo Paraná. As embalagens são fabricadas a partir de fibra virgem de madeira reflorestada, assim como de fibra de origem reciclada. A produção é destinada ao mercado nacional, com comercialização em todo o Brasil.
A otimização da unidade representa um passo relevante no esforço da ABB para consolidar suas tecnologias no setor de papel e celulose. "O setor é estratégico para a ABB, pelo seu peso econômico e pelo potencial de inovação em sustentabilidade e eficiência energética", enfatizou Georges Hanasi, gerente de vendas da ABB Motion para o segmento.
"Essa colaboração [entre SR Automação e ABB para viabilizar o projeto feito para a Maromba Papéis] reforça nosso compromisso em apoiar a indústria brasileira com soluções de ponta que impulsionam a produtividade e reduzem o impacto ambiental", finalizou ele.
Tecnologia Brasil se firma como referência na odontologia
Tecnologia Equilíbrio regulatório domina debate em Reunião da Pagos
Tecnologia Pagos cria comitê de subadquirência para prevenção de riscos Mín. 23° Máx. 34°





