

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participam nesta sexta-feira (13) da ação Tô de Olho – Na Folia, que tem como objetivo fiscalizar, orientar e reforçar a segurança de produtos comercializados durante o carnaval.
Em nota, a Anvisa informou que, no Distrito Federal e na Bahia, o trabalho de vigilância sanitária será voltado para fiscalizar e orientar sobre o uso de pomadas e pastas para modelar cabelos e sobre o consumo de bebidas alcoólicas.
Especificamente em Salvador, uma equipe formada por quatro representantes da vigilância sanitária municipal e quatro da vigilância estadual fiscaliza salões de beleza em shoppings para verificar a regularidade das pomadas capilares.
No período da tarde, a equipe atua junto a trancistas em espaços públicos da capital baiana procurados por foliões.
Já o Inmetro fará a fiscalização de fantasias e adereços; acessórios carnavalescos (tiaras, óculos, máscaras e brinquedos); além de preservativos.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária.
No caso de brinquedos, as equipes verificam a presença do selo de identificação de conformidade do Inmetro e o atendimento a requisitos básicos de segurança.
Já em relação às fantasias e demais produtos têxteis, será conferido o cumprimento das regras de etiquetagem obrigatória, como informações sobre composição, fabricante ou importador, país de origem e instruções de conservação.
No caso das bebidas, as equipes verificam as condições de armazenamento, a regularidade do registro quando aplicável, a rotulagem obrigatória e o cumprimento dos regulamentos sanitários.
Em relação às pomadas capilares, serão fiscalizadas a regularização do produto junto à Anvisa, a conformidade das informações de rotulagem, a indicação de modo de uso e eventuais restrições, além das condições adequadas de exposição e comercialização.
Quanto aos preservativos masculinos, será observada a presença do selo do Inmetro, bem como sua autenticidade.
No caso dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), haverá fiscalização específica para coibir a venda do produto, cuja comercialização é proibida no Brasil.
Em comunicado, o Inmetro informou que as irregularidades identificadas serão tratadas conforme a legislação específica de cada órgão, "dentro dos procedimentos técnicos e legais estabelecidos”.
Dentre as orientações publicadas pelo governo federal e direcionadas aos foliões estão:
Saúde Carnaval acende alerta para risco de lesões ortopédicas
Marabá - PA Saúde: Município recebe quatro novas unidades móveis para ampliar atendimentos
Piauí Sesapi amplia rastreamento do câncer colorretal com realização de cerca de 2 mil exames
Saúde Fundação Ezequiel Dias irá produzir medicamento para degeneração macular
Saúde Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor
Sergipe ‘Carnaguru’ leva acolhimento e afeto à Unidade Neonatal da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Saúde Estudantes do Trilhas de Futuro visitam instalações do Hospital Regional de Divinópolis
Sergipe Governo de Sergipe publica resultado final do concurso para auditor fiscal tributário da Sefaz
Bataguassu - MS Pronto-Socorro Municipal passa a contar com limpeza hospitalar especializada e vigilância 24 horas Mín. 23° Máx. 34°





