

O crescimento da produção agropecuária no Tocantins reflete a conscientização dos produtores rurais quanto à responsabilidade pela devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. Dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e das centrais de recebimento apontam que, em 2025, foram devolvidas 1.760 toneladas de embalagens, o que representa um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram devolvidas 1.344 toneladas.
Vale ressaltar que esse crescimento abrange grandes, médios e pequenos produtores. Do total de embalagens devolvidas, 61,3 toneladas vieram por intermédio do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, realizado por meio de parceria entre o Governo do Estado e as centrais de recebimento, que atendem pequenos e médios produtores rurais.
Em 2025, foram realizadas 40 edições do projeto, que atenderam mais de 1,6 mil pequenos agricultores.
Para o presidente da Adapec, Rodrigo Guerra, “o crescimento no número de devoluções é fruto do trabalho de fiscalização e conscientização realizado pela Agência com os produtores rurais, além da responsabilidade dos próprios produtores em dar a destinação correta às embalagens”.
A Adapec possui papel fundamental no processo de devolução, por meio das fiscalizações e das orientações feitas aos produtores, com o objetivo de que as embalagens sejam retiradas do campo e encaminhadas corretamente aos postos e às centrais de recebimento, conforme indicado na nota fiscal do produto, para posterior destinação final.
Dados
Entre as centrais de recebimento, a que mais recebeu embalagens foi a de Cariri do Tocantins, com 568,7 toneladas; seguida por Silvanópolis, com 527,6 toneladas; Pedro Afonso, com 441,9 toneladas; e o posto de Araguaína, com 94,3 toneladas.
Legislação
De acordo com a legislação, após a compra do produto agrotóxico, o produtor tem o prazo de um ano para realizar a devolução das embalagens vazias, podendo esse prazo ser estendido por mais seis meses, caso o produto não tenha sido utilizado em sua totalidade. A Adapec orienta os produtores a guardarem o comprovante de devolução por dois anos na propriedade, pois, em caso de fiscalização, ele deverá ser apresentado.
Locais de devolução
O Tocantins conta atualmente com quatro centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, localizadas nos municípios de Pedro Afonso, Cariri do Tocantins, Gurupi e Silvanópolis, além de dois postos, nos municípios de Araguaína e Lagoa da Confusão.
Acre Acre se destaca no pilar de Segurança Pública do Ranking de Competitividade dos Estados 2025
Infraestrutura Retirada de eucaliptos para garantir segurança dos usuários vai provocar interdições temporárias na MGC-356
Infraestrutura Copasa aumenta em quase 30% volume de análises laboratoriais no Vale do Aço em 2025
Acre Maior obra da história de Sena Madureira, serviços em ruas, ramais, porto e produção rural marcam trabalho do Deracre no município
Acre Operação Mulheres mobiliza Polícia Civil para cumprimento de mandados e responsabilização de agressores
Bahia Barcelona e Juazeirense nesta quinta na TVE
Bahia Com obra da Barragem de Baraúnas na reta final, Governo do Estado reforça segurança hídrica na Chapada Diamantina
Energia Celesc lança pagamento de fatura com cartão no App e na Agência Web, com parcelamento em até 21 vezes
Legislativo - MT ALMT retira PLC 01/2026 de pauta para ampliar diálogo com sindicatos Mín. 20° Máx. 28°





