

Durante o Carnaval 2026, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) registrou 956 atendimentos entre os dias 14 e 18 de fevereiro, incluindo casos pediátricos. O número representa um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2025. No intervalo, foram realizados 61 procedimentos cirúrgicos, sendo 14 ortopédicos, o equivalente a cerca de 23% do total. Aproximadamente 30% dos atendimentos eram relacionados a traumas.
Referência estadual em média e alta complexidade, o Huse concentrou os casos mais graves regulados pelas unidades regionais da Rede Estadual de Saúde, especialmente vítimas de acidentes de trânsito e violência. Entre as ocorrências registradas na área vermelha destacam-se traumatismos cranianos, hemorragias epidural e subdural, Acidente Vascular Cerebral (AVC), choque hipovolêmico, infarto agudo do miocárdio, além de ferimentos por arma de fogo e arma branca e lesões graves decorrentes de acidentes motociclísticos.
Plano ativado
Para assegurar a assistência no período festivo, a unidade ativou previamente o Plano de Contingenciamento para o Carnaval, com reforço das escalas médicas e multiprofissionais, reorganização dos fluxos internos e monitoramento contínuo da demanda.
De acordo com o superintendente do Huse, Rilton Morais, o balanço é considerado positivo. “Tivemos um discreto aumento no número de atendimentos, mas não registramos intercorrências relacionadas a insumos, medicamentos ou funcionamento das equipes. O hospital e as unidades regionais atuaram de forma integrada, garantindo assistência à população durante todo o período. Nós nos preparamos não apenas para o aumento da demanda, mas também para possíveis impactos nas escalas devido a atestados e ausências, mantendo equipes de prontidão durante todo o Carnaval”, afirmou.
Cirurgias e perfil dos casos
Os acidentes de trânsito seguem como principal causa de internação. A média foi de 16 admissões diárias, sendo aproximadamente 12 relacionadas a motocicletas. O levantamento aponta que, a cada duas horas, ao menos uma vítima de acidente de trânsito foi admitida na unidade.
Durante o período, foram realizados mais de 60 procedimentos cirúrgicos, muitos deles em pacientes politraumatizados, que demandaram atuação simultânea de diferentes especialidades. Segundo o coordenador do Pronto-Socorro do Huse, Ricardo Jabbur, grande parte dos casos envolve traumas graves.
“Grande parte envolve pacientes sem uso de capacete ou sob efeito de álcool. Muitos são politraumatizados e necessitam de atendimento em várias especialidades, além de internações prolongadas. Esses casos exigem atuação integrada de equipes de cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia e cirurgia bucomaxilofacial, entre outras”, destacou.
Demanda mantida
O impacto do Carnaval também se estende ao pós-feriado, com continuidade da assistência no Ambulatório de Retorno do Huse, envolvendo especialidades como Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e Clínica Médica. Parte dos pacientes permanece internada e pode necessitar de novos procedimentos cirúrgicos.
A integração com a Rede Estadual de Saúde e a ampliação da assistência ortopédica no Hospital da Polícia Militar (HPM), cuja parte hospitalar é gerenciada pelo Huse, contribuíram para otimizar fluxos e garantir atendimento adequado aos casos de maior complexidade.




Acre Acre se destaca no pilar de Segurança Pública do Ranking de Competitividade dos Estados 2025
Infraestrutura Retirada de eucaliptos para garantir segurança dos usuários vai provocar interdições temporárias na MGC-356
Infraestrutura Copasa aumenta em quase 30% volume de análises laboratoriais no Vale do Aço em 2025
Acre Maior obra da história de Sena Madureira, serviços em ruas, ramais, porto e produção rural marcam trabalho do Deracre no município
Acre Operação Mulheres mobiliza Polícia Civil para cumprimento de mandados e responsabilização de agressores
Bahia Barcelona e Juazeirense nesta quinta na TVE
Bahia Com obra da Barragem de Baraúnas na reta final, Governo do Estado reforça segurança hídrica na Chapada Diamantina
Energia Celesc lança pagamento de fatura com cartão no App e na Agência Web, com parcelamento em até 21 vezes
Legislativo - MT ALMT retira PLC 01/2026 de pauta para ampliar diálogo com sindicatos Mín. 20° Máx. 28°





