


Ação com os usuários do Centro de Convivência do Idoso e Cras Nova Cidade
Ao longo da última semana, as unidades da assistência social entraram no clima de festa e celebração com a realização de atividades em alusão ao Carnaval. As ações foram promovidas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com o intuito de promover a interação e a socialização entre os usuários dos serviços, fortalecendo vínculos comunitários e proporcionando momentos de lazer e convivência.
Na semana que antecedeu o Carnaval, as comemorações aconteceram nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Pedrinha e Jardim Valéria, reunindo os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Já nesta quinta-feira (19), outras duas ações marcaram a programação. No Centro Pop Adulto, foi realizado um momento voltado à população em situação de rua, unindo lazer, informação e prevenção em saúde. No período da tarde, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), em articulação com o Cras Nova Cidade, promoveu uma celebração na Praça CEU J. Murilo, reunindo pessoas idosas atendidas nas unidades.
De acordo com a diretora de Assistência Social da Semdes, Irlane Gomes, as confraternizações são uma forma de fortalecer os laços entre os usuários e valorizar a convivência comunitária. “Esses momentos de convivência são muito importantes porque aproximam as pessoas e fortalecem os vínculos comunitários. O Carnaval é uma celebração cultural marcada pela alegria e pela união, e trazer esse espírito para dentro das unidades da assistência social contribui para que os usuários se sintam acolhidos e parte do grupo. Mais do que um momento de lazer, essas atividades promovem bem-estar, socialização e o fortalecimento dos vínculos”, afirmou a diretora.
Participando das festividades no Cras Jardim Valéria, Heitor Santos, de 9 anos, destacou que a confraternização é um momento importante para estar junto das pessoas de que gosta. “Muito legal. Foi bom, eu me diverti muito, fiquei brincando, tirei foto e lanchei. A brincadeira que eu mais gostei foi a de furar balão”, relatou Heitor.
No Centro Pop Adulto, o Baile de Carnaval teve como foco proporcionar momentos de convivência comunitária e lazer aos usuários acompanhados pela rede socioassistencial que estão em situação ou vivência de rua. A ação também contou com uma roda de conversa sobre cuidados e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante a atividade, foram distribuídos kits contendo preservativos, gel lubrificante, panfletos informativos e frascos de álcool. Antes do baile, os participantes também participaram de uma oficina de produção de máscaras de Carnaval, com o objetivo de valorizar o artesanato e elevar a autoestima dos usuários durante o baile.
A atividade no Centro Pop contou com o apoio do Consultório na Rua (CnaR), responsável por conduzir as orientações sobre saúde sexual e mediar o diálogo com os usuários. O médico do Consultório na Rua, José Guimarães, destacou a importância da iniciativa. “Esse momento é fundamental para estimular a procura pela prevenção em todos os seus níveis, tanto para evitar a contaminação quanto para minimizar as complicações das doenças. Hoje, falamos sobre as infecções de forma mais simples, para que todos pudessem compreender com mais facilidade, explicando também como é feita a prevenção e como usar o preservativo. Muitas vezes se fala que a população deve usar preservativo, mas é preciso ter o cuidado de verificar se as pessoas sabem utilizá-lo corretamente”, relatou o profissional.
A usuária do Centro Pop Adulto, identificada pelas iniciais M.L., avaliou a ação como importante para esclarecer dúvidas. “Achei bom. É importante para que a gente aprenda como se prevenir e evitar doenças. Eu já sabia utilizar, mas serviu para poder conversar com meu companheiro sobre isso, porque ele não gosta de usar. Peguei o kit e vou usar”, afirmou.
Encerrando as comemorações, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o Cras Nova Cidade promoveram uma celebração comunitária na Praça CEU J. Murilo, reunindo usuários das duas unidades. Durante a tarde, as pessoas idosas acompanhadas pelas unidades se divertiram ao som de antigas marchinhas de Carnaval e relembraram bons momentos da juventude.
Edvaldo Cruz, acompanhado pelo Cras Nova Cidade, aprovou a confraternização. “Para mim, que estou a maior parte do tempo sozinho, o Cras é muito importante. Quero continuar participando aqui até o fim da minha vida. Aqui tem muita alegria”, relatou.
A usuária do CCI, Maria Câmara, também destacou a importância da celebração. “Isso aqui é um momento de recordar os carnavais que já vivemos. Quando eu era jovem, eu curtia muito Carnaval e agora eu participo aqui com o CCI”, afirmou.
Sua colega, Gilzeilce dos Santos, reforçou o papel do serviço em sua vida. “Para mim, o CCI é uma casa. Nos proporciona diversão diariamente. Aqui é a maior alegria. Estamos na melhor idade e somos felizes aqui dentro”, concluiu.
Geral "Alô Alô Brasil", com Datena, começa segunda-feira na Rádio Nacional
Caruaru - PE AMC oferta curso gratuito de Pilotagem Defensiva para Motociclistas – Módulo 1 em fevereiro
Infraestrutura Subestação Divinópolis 3 é energizada e entra em operação com investimento de R$ 43,6 milhões
Sergipe Programa Viva-SE integra projetos que fortalecem a cultura e o turismo em Sergipe
Legislativo - MS Deputado Hashioka solicita retomada da construção de pontes sobre o Rio Samambaia
Trabalho, Qual... Com 3,2% no 4º trimestre, Paraná chega ao menor índice de desemprego da história em 2025
São Paulo Portal Trampolim oferece 420 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no estado de São Paulo
Sergipe Huse consolida avanços na cirurgia bucomaxilofacial e amplia acesso a procedimentos de alta complexidade pelo SUS
Bahia Ibametro reforça prazo para regularização de taxímetros em Salvador e alerta para fiscalizações após 31 de março Mín. 20° Máx. 36°





