

O projeto Cameratas nos Museus passa pelo Museu Geológico da Bahia (MGB) na próxima terça-feira (24), com apresentações gratuitas da Camerata Quadro Solar, às 15h, e a Bahia Cordas, às 15h30, no Cinema do Museu, localizado no Corredor da Vitória. A consolidada parceria entre a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e o MGB, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), segue com o objetivo de levar a música sinfônica para diferentes espaços culturais.
O encontro das duas Cameratas proporciona maior riqueza musical. Criada em 2001, a Camerata Quadro Solar, é atualmente composta pelo violonista Mário Gonçalves, a flautista André Bandeira e a violoncelista Tatiana Crilova. O grupo se diferencia pela substituição de um dos quartetos de corda pela flauta, instrumento de sopro.
A Camerata Bahia Cordas, fundada em 2007, é formada pelos violonistas Rogério Fernandes e Raul Bermudez, o violoncelista Maurício Kowalski, o contrabaixista Orley Francisco de Souza e o violista Marcos Antonio Maciel. As adaptações de músicas populares feitas pelo conjunto agradam o público de diferentes idades.
“A parceria entre o MGB e a Osba é um sucesso. O projeto Terças Musicais existe há mais de 10 anos. A edição do mês de fevereiro irá proporcionar uma excelente oportunidade para o público apreciar duas Cameratas com o repertório diversificado, que une a música erudita e popular”, declara Elizandra Pinheiro, coordenadora técnica do museu.
A experiência proporciona formação cultural e musical aos cidadãos baianos. A iniciativa também é uma maneira de introduzir novos públicos à arte erudita, atraindo apreciadores fieis. Em suas apresentações as Cameratas da OSBA trazem interpretações de obras clássicas e populares que capturam o clima vibrante de Salvador. Além disso, as performances são intercaladas com explicações sobre as composições e os instrumentos.
Arte, cultura e ciência num só lugar
O MGB realiza diversas ações que unem ciência, cultura e arte, permitindo que o patrimônio cultural seja um espaço de aprendizado e lazer. Durante eventos como o Projeto Terças Musicais e Cameratas nos Museus, os visitantes também podem explorar as 15 exposições temáticas do equipamento, antes ou depois do concerto. Tem a oportunidade de conhecer fósseis, meteoritos, minerais e pedras preciosas, fazendo uma verdadeira viagem pela história da geologia na Bahia.
O equipamento mantém o horário estendido no mês de fevereiro, com abertura às 10h e encerramento às 18h, de terça a sexta, aos sábados e domingos o horário permanece de 13h às 17h. A mudança visa otimizar o roteiro de visitação de quem pretende fazer um tour pelos museus do Corredor da Vitória. Assim, com entrada gratuita o ano inteiro, o MGB se torna um excelente destino, seja para passeios pelas manhãs ou à tarde.
Fonte: Ascom/SDE
Geral "Alô Alô Brasil", com Datena, começa segunda-feira na Rádio Nacional
Caruaru - PE AMC oferta curso gratuito de Pilotagem Defensiva para Motociclistas – Módulo 1 em fevereiro
Infraestrutura Subestação Divinópolis 3 é energizada e entra em operação com investimento de R$ 43,6 milhões
Sergipe Programa Viva-SE integra projetos que fortalecem a cultura e o turismo em Sergipe
Legislativo - MS Deputado Hashioka solicita retomada da construção de pontes sobre o Rio Samambaia
Trabalho, Qual... Com 3,2% no 4º trimestre, Paraná chega ao menor índice de desemprego da história em 2025
São Paulo Portal Trampolim oferece 420 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no estado de São Paulo
Sergipe Huse consolida avanços na cirurgia bucomaxilofacial e amplia acesso a procedimentos de alta complexidade pelo SUS
Bahia Ibametro reforça prazo para regularização de taxímetros em Salvador e alerta para fiscalizações após 31 de março Mín. 20° Máx. 36°





