Sexta, 22 de Novembro de 2024
19°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Meio Ambiente Meio Ambiente

Semace realiza capacitação para agentes de segurança pública no combate à poluição sonora

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização (Difis), realizou uma capacitação focada no combate à ...

20/11/2024 às 10h35
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Diretoria de Fiscalização (Difis), realizou uma capacitação focada no combate à poluição sonora para policiais militares e guardas municipais das cidades de Mucambo, Pacujá e Graça, localizadas na região metropolitana de Sobral. A formação ocorreu no último dia (13) de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Mucambo.

O curso, conduzido pelo fiscal ambiental Isael Gomes, foi estruturado em dois períodos: pela manhã, com a parte teórica, e à tarde, com atividades práticas. “O objetivo é apresentar aos participantes as leis e normas relacionadas à poluição sonora, além de prepará-los para o uso de instrumentos de medição de nível de pressão sonora”, explicou Isael.

A formação visa capacitar os profissionais para o uso correto do decibelímetro, equipamento fundamental no combate à poluição sonora e na promoção do bem-estar da comunidade. “Durante o curso, foram abordados a definição de poluição sonora, os impactos à saúde humana, a legislação pertinente federal, estadual e municipal, os tipos de aparelhos disponíveis no mercado, conhecidos como Sonômetros, e a aplicação desse aparelho em estudos de caso e simulações de campo sobre níveis de ruído”, finalizou o fiscal ambiental.

Uma das principais normas utilizadas como referência é a ABNT NBR 10151: 2019, que estabelece procedimentos para medir e avaliar os níveis de pressão sonora em áreas urbanas. A demanda por essa formação partiu da Promotoria de Justiça de Mucambo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários