Três unidades escolares da rede estadual de ensino de Sergipe finalizaram a participação na 4ª Olimpíada Nacional de História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A) com um quadro de três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. A ONHB-A é realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e tem o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento sobre a História do Brasil a estudantes e a um público que não está vinculado ao ambiente escolar.
A professora Adinagruber da Conceição Lima, do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, orientou quatro equipes: ‘Cajus’, ‘Originários’, ‘Rangers’ e ‘Little Historians’, que medalharam duas pratas e dois bronzes. Ela explicou que a Olimpíada é denominada ‘Aberta para Todos’ por ser uma versão da Olimpíada Nacional de História do Brasil totalmente online, gratuita e disponível para qualquer pessoa acima de 12 anos. “Orientamos quatro equipes e tivemos duas medalhas de prata e duas de bronze. Sergipe participa cada vez mais, e quando participa mais, há chances de mais medalhas”, relata.
No total, medalharam 24 equipes em Sergipe, contando com participantes individuais (dependendo da modalidade de participação). O projeto oferecerá bolsas de iniciação científica júnior a estudantes de escolas públicas, de acordo com o desempenho na prova. As bolsas são disponibilizadas pelo CNPq e têm duração de até um ano.
Do Colégio Estadual Severino Cardoso, localizado no município de Boquim, participaram alunos do ensino fundamental e médio, sob a orientação e coordenação do professor Carlos Roberto Santos Maciel. Eles conseguiram quatro medalhas, das quais duas foram de ouro e duas de bronze.
As medalhas de ouro foram para as equipes ‘Republicanos’, formada pelos alunos do fundamental, e ‘Acadêmicos’ formada pelos alunos da 1ª série do ensino médio. As medalhas de bronze foram conquistadas pelas equipes ‘As Cleópatras de Fato’, formada pelas alunas do ensino fundamental, e pela equipe ‘Guardas da Tradição’, composta de alunos da 1ª série do Ensino Médio.
No Centro de Excelência John Kennedy, em Aracaju, a medalha de ouro veio sob a orientação da professora Josevânia Souza de Jesus Fonseca, da equipe ‘Invictos do Kennedy’, com os alunos Lázaro Machado de F. dos S. Moreira, Maryna Cecília e Evilyn Arielly Melo de Almeida.
Metodologia de participação
Com a ONHB-A, o público pode acessar os conteúdos oferecidos na versão original da Olimpíada, que é destinada a estudantes dos ensinos fundamental (8º e 9º anos) e médio.
A prova da ONHB apresenta questões que trazem assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros.
Na ONHB-A é possível participar por meio de quatro modalidades. Em duas delas, “individual” e “grupo”, pode participar qualquer pessoa acima de 12 anos. Na categoria “grupo”, os interessados podem convidar amigos e familiares e formar equipes com duas a seis pessoas.
Nas modalidades “escolar privada” e “escolar pública” podem se inscrever grupos formados por um professor e três estudantes dos ensinos fundamental (7º, 8º ou 9º anos) ou médio e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nessas duas modalidades, a proposta é que estudantes e professores possam conhecer o projeto ou, aqueles que já participam, se prepararem para a próxima edição da ONHB, que irá ocorrer em 2025.
Sobre a prova e fases da ONHB-A.
A ONHB-A prevê três fases com cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa. A quarta etapa conta com uma tarefa principal. Todas as fases são online e têm duração de uma semana cada, período que pode ser usado para que os participantes pesquisem e debatam com colegas as questões apresentadas. A ONHB-A é eliminatória e prevê a entrega de medalhas virtuais.
A ONHB-A é realizada pela Unicamp, com apoio do CNPq, da Associação Nacional de História (Anpuh), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Com informações da assessoria de informação da 4ª Olimpíada Nacional de História do Brasil Aberta para Todos.
Mín. 19° Máx. 25°