

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac) definiram uma agenda estratégica para ampliar a relação bilateral com produtores da região de Puno, no sul do Peru. Atualmente, o Acre exporta proteína animal para nutrição de trutas salmonadas.

No início da tarde desta segunda-feira, 5, o alcade distrital de San Miguel, Cristin Manani, reuniu-se na sede da Fieac, em Rio Branco, com o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, e o presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, para discutir temas internacionais e bilaterais. Entre os assuntos tratados, foi dado destaque ao fluxo de comércio e investimentos.
Para o titular da Seict, esse diálogo já é uma rotina onde as partes trocam informações comerciais e manifestam intenções sobre o fluxo de comércio e investimentos. Mesquita lembrou a recente visita de empresários acreanos a Puerto Maldonado. Manani coordena a Comodip – Municipalidades Distritales de Puno – com 110 distritos, que representam cerca de um milhão de habitantes.
“Ficou pactuado o aprofundamento das relações bilaterais de comércio. As partes vão apresentar um portifólio com os produtos potenciais de exportação, a capacidade de produção e a realização de feiras para exposição e rodadas de negócios entre os empresários do Acre e de Puno”, acrescentou Mesquita.
O presidente da Fieac afirmou que desde 2016 o estado do Acre realizou prospecções e organizou a classe através da agenda de cultura exportadora do empresário acreano. Ele citou a partir de 2019 a ampliação do agronegócio que passou a ser um comodities a ser considerado na balança comercial. Para os resultados esperados ele citou a necessidade de agendas pragmáticas.

“O movimento de prospecção já passou. Os peruanos passaram a entender que os investimentos estruturais como a construção do Porto de Chancay é uma oportunidade de crescimento para o Acre e para eles também. Precisamos avançar muito. Temos um desafio à ministra do Planejamento, Simone Tebet, um encontro deverá acontecer em maio, onde pretendemos entregar ao governo federal todos os gargalos existentes e encaminhar as soluções”, acrescentou Adriano.
O alcade Cristin Manani disse que a breve exposição dos produtos organizados por 110 distritos contou com o interesse de aprofundamento do diálogo para a prospecção de negócios bilaterais. “Vamos organizar eventos em Puno para receber a caravana acreana e também estaremos aqui na Expoacre apresentando nosso portifólio de exportação”, garantiu Manani.
A agenda bilateral entre os representantes de Puno é coordenada pelo consultor Alejando Salinas. O encontro na Fieac contou com a presença de técnicos e diretores da Agência de Negócios do Acre (Anac). Além de visitas a redes de supermercados em Rio Branco, o alcade de San Miguel e seus assessores fazem agenda com o secretário de agricultura Luiz Tchê nesta terça-feira, 6.
Integração Governo e Aleac analisam avanços na agenda trinacional de fortalecimento do comércio exterior
27º FÓRUM DE GOVERNA Gestores estaduais de agricultura levantam propostas para governadores da Amazônia Legal
Parceria Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultura familiar e promove segurança alimentar no Acre
Mato Grosso do Sul Produtores de MS com perdas na safra podem renegociar dívidas do crédito rural para investimentos
Mato Grosso do Sul Com maior crescimento do país, governador defende agro sustentável em MS
Mato Grosso do Sul Grupo estrangeiro de produtores de alimentos conhecem as potencialidades do agronegócio sul-mato-grossense
Mato Grosso do Sul Produtores de alimentos de vários países estão em MS para conhecer novas técnicas e trocar experiências com agricultores locais
Mato Grosso do Sul Na Bélgica, Governo e setor produtivo defendem gestão ambiental e sustentável do agronegócio brasileiro
Mato Grosso do Sul MS teve o maior crescimento do PIB do agronegócio entre os estados brasileiros Mín. 16° Máx. 30°





