

Distante 121 km da capital Aracaju, o município de Neópolis recebeu nesta quinta-feira, 23, a 38ª edição do programa ‘Sergipe é aqui’, sendo também a primeira de 2025. Com uma estrutura itinerante concentrada no entorno do Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo e na sede da prefeitura, mais de 170 serviços foram ofertados gratuitamente à população da região.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), o programa chegou novamente à região do baixo São Francisco, dessa vez na capital sergipana do frevo. Com a missão de se aproximar ainda mais dos sergipanos, o Governo do Estado disponibilizou serviços como emissão de documentos (CPF, RG e ID Jovem), exames médicos nas Carretas do Homem e da Mulher, e estandes com artesanatos locais, entre outros, beneficiando os 16 mil habitantes de Neópolis.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, o programa idealizado pelo Governo de Sergipe tem sido essencial para estreitar laços com a população. “Iniciamos mais um ano do ‘Sergipe é aqui’ trazendo mais de 170 serviços para o povo de Neópolis, olhando nos olhos de cada cidadão e cidadã e conhecendo, ainda mais de perto, as realidades e demandas de cada região”, destacou.
Cultura em evidência
Reconhecida como berço do frevo em Sergipe e pela produção de artesanato com palha de ouricuri, Neópolis teve na edição um destaque especial, o estande da economia solidária. Para o secretário municipal da Cultura, Gabriel Queiroz, o evento foi uma oportunidade única para os artistas locais.
“O ‘Sergipe é aqui’ transforma Neópolis pela primeira vez na capital do estado. Além de marcar nossa história, valoriza imensamente nossa terra e nossa cultura. Temos aqui quadros pintados à mão por artistas como Chicão Cardoso, Deolando Vieira e Elio Leotério, além da cooperativa de artesãs, com trabalhos em ouricuri”, afirmou.
O artista plástico Francisco Cardoso, conhecido como Chicão, de 36 anos, expôs seus quadros e falou sobre sua inspiração. “Aprendi a pintar com 8 anos e nunca mais parei. A arte faz parte da minha vida. Minhas obras destacam os detalhes e as paisagens de Neópolis, como o Rio São Francisco e o frevo”, revelou.
Já a artesã Lígia de Oliveira, presidente da Associação Formiguinhas em Ação, apresentou peças feitas com palha de ouricuri. “O que fazemos aqui é arte. Já levamos nosso artesanato sergipano para a Itália, e é sempre gratificante apresentá-lo para mais pessoas”, disse.
Serviços para todos
Outro ponto de destaque foi a Carreta da Mulher, que realizou exames médicos. Uerla Nunes, 60, baiana de acarajé, aproveitou para realizar exames de glicemia e endovaginal. Apesar de ser natural da Bahia, Uerla mudou-se para Neópolis há 12 anos e compartilhou sua experiência. “Quando conheci Neópolis, me apaixonei. A tranquilidade, o Rio São Francisco e o carnaval de frevo me conquistaram. Não quis mais voltar para a Bahia”, contou.
Compromisso com a cidadania
Desde a criação, o ‘Sergipe é aqui’ já beneficiou mais de 180 mil sergipanos, com atendimentos em 38 municípios. A expectativa do governo é continuar ampliando o alcance do programa, aproximando ainda mais a administração estadual das necessidades da população.











Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





