

Em Sergipe, o apoio locacional é uma das principais formas de incentivo à implantação e expansão de indústrias. Este apoio é ofertado pelo Governo de Sergipe, através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), gerido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). Com isso, o Estado oferece o local para implantação da fábrica com possibilidades de cessão, venda ou permissão remunerada de uso de terrenos e galpões localizados em núcleos e distritos industriais.
O Estado planeja a construção de novos galpões no interior, conforme destacou o diretor-presidente da Codise, Ronaldo Guimarães: “Em alinhamento com o governador, ficou indicada a construção de mais galpões, com o intuito de interiorizar o desenvolvimento econômico do estado e expandir nossa já robusta política de incentivos”.
Em 2024, das 48 empresas que tiveram incentivos do PSDI aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), 30 receberam o apoio locacional, entre cessão, venda ou aluguel de terrenos e galpões. Essas empresas incentivadas prospectam a criação de mais de mil empregos e investimentos estimados em mais de R$ 97 milhões.
Acesso ao incentivo
As empresas que tiverem interesse em usufruir dos apoios previstos no PSDI devem ter seus projetos de viabilidade aprovados pelo CDI. O colegiado é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Além de incentivos locacionais, o programa inclui apoio fiscal.
“É muito importante a construção de novos galpões a serem ofertados como apoio locacional através do PSDI. Essa é uma das principais formas de incentivo à implantação de indústrias no estado, impulsionando a geração de emprego e renda para os sergipanos. Além disso, seguimos com nossa política de prospecção de investimentos, dialogando com agentes de todo o Brasil em busca de empresas que queiram se expandir ou implantar em Sergipe”, pontuou o secretário da Sedetec e vice-presidente do CDI, Valmor Barbosa.
Complexo Industrial Portuário
Cumprindo o propósito de redirecionar os fluxos da industrialização no estado e contemplar municípios além da capital, Sergipe abriga o Complexo Industrial Portuário. A região é formada por dez municípios: Barra dos Coqueiros, Maruim, Santo Amaro das Brotas, Laranjeiras, Rosário do Catete, Capela, Carmópolis, Japaratuba, General Maynard e Pirambu. Juntas, essas cidades abrangem uma população de quase 175 mil habitantes.
A região é estratégica por contar com ampla infraestrutura logística, com a presença do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) e acesso livre à BR-101. Outros recursos disponíveis são a Termoelétrica Porto de Sergipe, o gasoduto de conexão do terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Transportadora Associada de Gás (TAG) e a proximidade de indústrias do setor de fertilizantes.
Para definir áreas mais atrativas de instalação e ampliação de indústrias nos municípios que integram o Complexo, foi realizado um estudo geográfico com auxílio de sobrevoo, que considerou fatores como proximidade de rodovias, dutos e outros canais de escoamento, disponibilidade de recursos naturais, tipo de solo e contiguidade territorial.


Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





