

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), realizou, nesta terça-feira, 11, uma webpalestra para alinhar fluxos e protocolos das doenças endêmicas em Sergipe. O encontro virtual reuniu coordenadores municipais de vigilância epidemiológica e outros profissionais da área, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e controle dessas enfermidades nos municípios.
A escolha pelo formato virtual permitiu ampliar o alcance da capacitação, garantindo que as informações chegassem a todos os municípios, inclusive aos mais distantes. Como o conteúdo fica disponível no YouTube, outros profissionais podem acessá-lo posteriormente, reforçando a disseminação do conhecimento e fortalecendo as ações de vigilância epidemiológica em Sergipe e em outros estados.
A responsável técnica pelo programa de esquistossomose em Sergipe, Alda Rodrigues, destacou a importância da busca ativa de casos. “Ainda temos uma prevalência muito alta e é fundamental realizar essa busca para que os usuários sejam tratados o mais breve possível, evitando complicações e óbitos. Atualmente, 51 municípios sergipanos são considerados endêmicos para a esquistossomose, mas há também localidades que, mesmo sem essa classificação, podem apresentar áreas de transmissão focal”, explica.
A responsável técnica em doenças como leishmanioses, malária, leptospirose, febre amarela e febre maculosa, Rita Castro, ressaltou que a webpalestra também foi um momento de acolhimento para os novos coordenadores municipais de vigilância. “Apresentamos as ações e programas da SES, possibilitando que esses profissionais nos procurem posteriormente para uma análise epidemiológica individualizada de cada município. Desta forma, conseguimos reforçar as estratégias de prevenção e controle”, afirma.
Para o agente comunitário de saúde José Oliveira, a webpalestra foi essencial para esclarecer e orientar os novos gestores municipais. “No início de uma nova gestão, muitos coordenadores são recém-chegados na função e na área de vigilância. Esse momento é fundamental para alinhar as diretrizes e garantir a qualidade do trabalho nos municípios”, enfatiza.





Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





