

A Agência Desenvolve-SE elaborou um projeto de reforma e ampliação para a sede da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Desenvolvido pelo Projetar-SE, o projeto busca melhorar as condições funcionais do edifício histórico localizado no bairro São José, em Aracaju. Construído na segunda metade do século XX, o prédio já passou por várias modificações ao longo dos anos, resultando na alteração de sua estrutura original.
Inaugurado na década de 50, o edifício foi construído para ser a sede da Legião Brasileira da Assistência (LBA). Por se tratar de uma edificação de interesse cultural, a proposta de intervenção inclui a remoção de elementos agregados que descaracterizaram a fachada ao longo do tempo, além da recuperação de frisos decorativos, esquadrias e demais elementos arquitetônicos originais.
Corroborando com a concepção do projeto, a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou a qualidade do projeto de reforma e restauração. “O resultado ficou maravilhoso, pensado não só em reforma, mas em restaurar sua importância histórica, além de criar as melhores condições para o funcionamento da nossa Secretaria de Assistência de Estado de Inclusão e Cidadania”, disse.
Para o presidente da Agência Desenvolve-SE, Milton Andrade, a preocupação com o resgate histórico do prédio agregou mais valor ao projeto que, quando concluído, proporcionará melhores condições para continuar oferecendo serviços essenciais à população. “Não é apenas um projeto de arquitetura. É o resgate de uma história. Sem dúvida alguma, a Seasic estará muito bem instalada para que seu time continue fazendo o que tem feito de melhor para Sergipe, que é um grande serviço para a comunidade que mais precisa”, afirmou.
A coordenadora geral da Projetar-SE, Shirley Dantas, ressaltou a importância do trabalho de pesquisa histórica e da ampla escuta com os atuais e antigos servidores que testemunharam diferentes momentos da edificação. “É a primeira vez que o prédio será recuperado em sua função principal, que é ser o espaço da assistência social de Sergipe. A obra a ser executada devolverá a sua história e arquitetura para o município de Aracaju”, comemorou.
Levantamento técnico e modernização estrutural
O projeto contemplou um levantamento completo da edificação por meio de escaneamento 3D, permitindo um registro detalhado dos elementos arquitetônicos e das condições das instalações elétricas, hidráulicas e estruturais. Além disso, conversas com os funcionários da Seasic subsidiaram a elaboração de um programa de necessidades preciso, alinhado às atividades desenvolvidas na secretaria.
Com uma área total de quase 3 mil metros quadrados, a intervenção inclui, além da revitalização do edifício principal (2.498,16 m²), a construção de um Bloco de Apoio, uma guarita e um estacionamento, somando 500 metros quadrados adicionais. Entre as melhorias estruturais, destaca-se a implantação de acessibilidade total, com nivelamento de pisos, inserção de rampas, adequação da circulação vertical com novos elevadores e bloco de escadas.
Para aprimorar a funcionalidade do espaço, foram removidas paredes divisórias adicionadas em reformas anteriores, permitindo a reorganização interna conforme a estrutura original do edifício. O projeto também prevê um novo auditório para 90 pessoas, com acesso independente, e melhorias no pátio interno e nas áreas externas, incluindo um novo paisagismo e a implantação de mobiliário e playground.
Preservação do patrimônio e valorização estética
Por se tratar de uma edificação de interesse cultural, a proposta também inclui a remoção de elementos agregados que descaracterizaram a fachada ao longo do tempo, além da recuperação de frisos decorativos, esquadrias e demais elementos arquitetônicos originais. A valorização do prédio será complementada por um projeto luminotécnico especializado.
No Bloco de Apoio, serão instalados refeitório, área de descanso para funcionários, bloco de banheiros, copa, área de serviço e arquivo. Além das melhorias estruturais e funcionais, o projeto inclui a atualização completa das instalações, tornando o edifício mais seguro e eficiente. Foram elaborados projetos de engenharia para diversas especialidades, como elétrica, hidráulica, esgoto, drenagem, climatização, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), prevenção e combate a incêndios (PCI), estrutural, sonorização e cabeamento.





Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





