

Sergipe participa do II Seminário Internacional de Gestão para a Aprendizagem, que acontece em Barcelona, na Espanha. Promovido pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o evento segue até o dia 2 de maio e reúne lideranças da política educacional brasileira, com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e dos 27 estados brasileiros.
Representando Sergipe, o vice-governador, secretário de Estado da Educação e presidente do Consed, Zezinho Sobral, participa do evento a convite da OEI. “Sergipe está conectado à inovação educacional. Será uma semana em que todos os estados brasileiros e especialistas do mundo participarão de uma imersão, troca de experiências e debates sobre gestão e inovação na aprendizagem, com visitas a instituições espanholas e discussões sobre estratégias educacionais de sucesso. Essa missão fortalece a busca por práticas inovadoras e soluções eficazes para aprimorar a educação pública em Sergipe”, destaca.
A segunda edição do Seminário Internacional de Gestão para a Aprendizagem tem o objetivo de fortalecer ambientes de colaboração e contribuir para a estruturação de processos de gestão e inovação na aprendizagem no Brasil. Com o propósito de fortalecer ambientes de colaboração e contribuir para a estruturação de processos de gestão e inovação, serão apresentadas práticas inovadoras para a melhoria da qualidade de sistemas educacionais em painéis com a participação de especialistas dos continentes europeu, asiático e americano.
“Uma educação transformadora é aquela que conhece práticas exitosas do mundo todo e extrai delas o que há de melhor para aplicar no nosso cotidiano. Debateremos temas como formulação e implementação de políticas educacionais para a melhoria da qualidade e da equidade, além das novas dimensões do processo de ensino e aprendizagem, competências na gestão escolar, gestão pedagógica, currículos alinhados às mudanças no mercado de trabalho e formação de professores para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, ressalta Zezinho Sobral.
A programação do Seminário inclui visita à escola La Salle Comtal, reconhecida por desenvolver pedagogias de educação integral. Há três anos, a escola desenvolve o programa Novo Contexto de Aprendizagem (NCA). Em 2010, a La Salle Comtal obteve Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001, que credencia a qualidade na gestão em todo o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A atividade em Barcelona dá continuidade à iniciativa de 2024, quando a primeira edição do Seminário foi realizada em Madri, na Espanha.
De mãos dadas pela educação
Criada em 2018, a Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE) apoia o desenvolvimento da gestão de organizações públicas e a qualificação de políticas públicas, em especial as de sistemas de ensino. No período, a FGV DGPE atuou em mais de 100 projetos no Brasil, na Argentina e no Chile. As atividades da Diretoria estão alinhadas com a missão da Fundação Getulio Vargas (FGV) de promover o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Criada em 1944, FGV é mundialmente reconhecida pela sua credibilidade, qualidade e excelência.
Sob o lema “Fazemos a cooperação acontecer”, a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é, desde 1949, o primeiro órgão intergovernamental de cooperação Sul-Sul no espaço ibero-americano. Atualmente, fazem parte da organização 23 estados membros. A OEI conta com 19 escritórios nacionais, além da Secretaria Geral em Madri. Com mais de 650 projetos em andamento e mais de 400 convênios de cooperação ativos em conjunto com entidades públicas, bancos multilaterais, universidades, organizações da sociedade civil, empresas e outras organizações internacionais, a OEI representa uma das maiores redes de cooperação da Iberoamérica. Entre seus resultados, a organização contribuiu para a redução drástica do analfabetismo, com uma média de mais de 12 milhões de beneficiários diretos nos últimos cinco anos.
Fundado em 1986, o Conselho Nacional de Secretários de Educação reúne as secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Entre suas finalidades está a integração das redes estaduais de educação, a participação dos estados na construção das políticas nacionais e a colaboração entre as unidades federativas. Por meio da Agenda da Aprendizagem, que a cada dois anos elenca os temas prioritários de sua atuação, o Consed também se organiza em Frentes de Trabalho, espaços integrados por gestores e técnicos das redes em que são discutidas soluções e compartilhadas boas práticas.
Com informações do Consed, OEI e FGV DGPE




Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





