

Em celebração a mais uma edição concluída do projeto Atheneu ONU, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense realizou, nesta segunda-feira, 12, a Cerimônia de Encerramento da 7ª edição do Atheneu ONU. A solenidade, ocorrida no Teatro Atheneu, na capital sergipana, contou com a participação dos alunos componentes do projeto, colegas, professor orientador, equipe escolar e autoridades políticas.
Dando seguimento à celebração, iniciada no último sábado, 10, foram apresentadas no evento as resoluções do debate realizado na data, com o tema ‘Mudanças climáticas e seus impactos globais’. Representando comitês como o da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), foram premiados cerca de 20 alunos por suas atuações na simulação escolar.
Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, também integrante do palco dispositivo, é uma honra acompanhar o Atheneu ONU desde sua primeira edição, realizada em 2019. “Esse trabalho abre horizontes para a juventude sergipana, não só para o Atheneu, mas, também, para as escolas públicas em geral. O Atheneu ONU é referência no compartilhamento de informações e de ações, e traz um diferencial para a nossa educação, sendo referência internacional, ao levar a outros países as experiências vividas aqui, e trazendo temas de absoluta relevância”, comenta.
Durante a cerimônia, os alunos prestaram agradecimentos aos colegas assessores e componentes da agência de comunicação do colégio, os quais contribuem com a disseminação das ações realizadas pelo grupo. Em sua fala, Larissa Alves, secretária administrativa do Atheneu ONU, reconhece, também, o apoio do professor idealizador do projeto. “Agradeço ao professor Yuri, idealizador dessa iniciativa inspiradora, que reafirma que a política é, sim, um espaço legítimo para a juventude. Ela é uma oportunidade concreta de aproximação com a política internacional e, dentro do ambiente escolar, representa também o incentivo para que nós, jovens, busquemos o nosso melhor”, afirma.
A ex-aluna do Atheneu Sergipense, autora do projeto ‘Absorvente é direito’ e componente do dispositivo principal, Lenice Ramos, aproveita o momento e dirige uma palavra aos jovens estudantes presentes. “Parabenizo todos os estudantes aqui presentes, tanto os da comissão quanto os que só são ouvintes, e digo que sempre acreditem no potencial de vocês. Hoje, temos um projeto de lei com a cara da juventude, e foi porque a juventude lutou para isso. Então brilhem, porque eu ainda vou ouvir falar sobre todos vocês que estão aqui hoje”, ressalta.
Além do secretário, estiveram presentes no evento, também, personalidades como o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), André Maurício; a diretora do Atheneu, Liliane Aragão, e o professor idealizador do projeto, Yuri Norberto.
"Talvez eu repita o que alguns já disseram aqui, mas vocês vão precisar lembrar muito disso daqui para frente, que é, não desistam. E é isso que todos que estão aqui em cima têm em comum, eles não desistiram. Não quer dizer que foi fácil e dizer que não tentaram fazer com que eles desistissem. Talvez a única diferença seja que eles encontraram alguém que disse que acredita neles e que vai estar ali para o que acontecer", complementa o professor Yuri, em uma demonstração de apoio a seus alunos.
Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





