

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (14), o projeto de lei nº 510/2023 , de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), que propõe a criação do IPTU Social. A iniciativa altera a Lei nº 6.466/2019 para isentar do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) contribuintes de baixa renda.
De acordo com o texto aprovado, terão direito à isenção os proprietários de imóveis com valor venal de até R$ 120.100, desde que o imóvel seja o único do contribuinte, tenha uso exclusivamente residencial e o proprietário tenha renda mensal de até dois salários mínimos ou seja beneficiário de programas de transferência de renda do Governo do Distrito Federal ou do Governo Federal.
O parlamentar defende que a cobrança do IPTU seja feita de uma forma mais igualitária, proporcional à renda do contribuinte. Ele argumenta que essa diferenciação permitiria atender a objetivos cruciais do sistema tributário.
“Primeiro, melhoraria a equidade em um país que explora mal a tributação patrimonial e sobrecarrega na de consumo. Segundo, fortaleceria as finanças dos governos locais, diminuindo sua dependência de transferências intergovernamentais e ampliando o financiamento de serviços públicos essenciais, como educação e saúde”, argumentou Magno na justificativa de seu projeto.
O relator da matéria na CAS, deputado Max Maciel (Psol), destacou em seu parecer que a proposta promove justiça tributária ao atender princípios constitucionais como a capacidade contributiva, a proporcionalidade e a igualdade. “Aqui no DF, a tributação sobre o patrimônio revela forte desigualdade social já que os moradores de áreas mais nobres pagam menos Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), proporcionalmente à renda per capita, do que os habitantes de áreas menos abastadas”, destacou o parlamentar.
A reunião ordinária da CAS contou com a presença dos deputados Max Maciel (Psol), Martins Machado (Republicanos) e Rogério Morro da Cruz (PRD). Ao todo, 27 propostas 22 indicações foram aprovadas. A reunião completa pode ser assistida pelo YouTube da CLDF .
Christopher Gama/ Agência CLDF de Notícias
Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





