

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) estruturou um projeto inovador para fortalecer a governança da temática étnico-racial na administração pública estadual. A iniciativa busca fomentar práticas inclusivas e contribuir para a construção de um ambiente institucional mais diverso e representativo. A versão preliminar da proposta foi apresentada à secretária Lucivanda Nunes na última segunda-feira, 19, pelos servidores responsáveis pela elaboração do projeto.
O projeto da Sead é fruto do programa ‘Ubuntu - Desenvolvendo lideranças negras no setor público’, uma realização da Motriz, organização sem fins lucrativos parceira do Governo de Sergipe, que auxilia governos em todo o país a ampliar, potencializar e desenvolver lideranças negras e indígenas em posições de poder e influência e a aumentar a representatividade e a diversidade no setor público brasileiro.
Em mais uma edição, iniciada no segundo semestre de 2024, o Ubuntu contou com cinco servidores da Sead e outras 115 lideranças de todo o país, numa jornada formativa realizada ao longo de seis meses. O projeto da Sead, explica a secretária Lucivanda, está alinhado às propostas do programa, que objetiva desenvolver práticas inclusivas e de promoção da equidade racial para gerar melhorias no território de atuação. “Esse é o primeiro produto resultante da imersão que proporcionamos a nossos servidores no programa desenvolvido pela Motriz. A partir deste projeto, que está em fase final de formatação, vamos propor, no âmbito da administração estadual, medidas administrativas e normativas para a promoção da equidade étnico-racial, bem como elaborar diretrizes e recomendações com vistas à inclusão institucional”, destaca..
De acordo com o gerente de Carreiras e Estatísticas de Pessoal da Sead e um dos participantes do programa Ubuntu, Rafael Lima, o projeto elaborado pela Secretaria da Administração, que será institucionalizado logo em breve por meio de ato administrativo, vai possibilitar também o acompanhamento de indicadores de desigualdade étnico-racial, entre os órgãos e entidades da administração estadual, e a proposição de ações corretivas. “Após seis meses de formação, apresentamos o produto dessa jornada. A proposta foi bem acolhida pela secretária e, agora, vamos avançar na construção dessa iniciativa, com o compromisso de gerar mudanças concretas no nosso território”, afirma.
Além do gerente de Carreiras da Sead, são, também, autores do projeto o diretor administrativo e financeiro da pasta, Marcos Sândalo; o diretor de Desenvolvimento de Pessoal, Elvis Martins; e os servidores Adriano Alfredo e Raphaela Maciel. “Com este projeto, vamos promover espaços de escuta e formação sobre relações étnico-raciais, fomentar o desenvolvimento de estudos e diagnósticos sobre a temática e apoiar a implementação de políticas afirmativas e ações de valorização da diversidade no serviço público”, completa o diretor Marcos Sândalo.




Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





