

O Espaço Cuidar Bugio, em Aracaju, está recebendo duas importantes capacitações: Salgados para Lanchonete e Confeitaria Artesanal, nesta quarta-feira, 28. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As capacitações acontecem nesta sexta-feira, 30, e têm como objetivo qualificar moradores da comunidade para o empreendedorismo e a geração de renda, oferecendo uma formação prática e acessível.
Pela manhã, os participantes vão aprender a preparar salgados para lanchonetes, como tortas salgadas, quiches, empadas e pão de queijo. No turno da tarde, o foco será na confeitaria artesanal, com receitas de bolos caseiros, como bolo amanteigado e bolo de banana, além de outras sobremesas.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destaca a relevância da ação como uma iniciativa que vai além da capacitação técnica. “Estamos promovendo uma ação de oportunidade real com o intuito de transformar vidas, oferecendo qualificação profissional, gerando renda e potencializando talentos que já existem dentro da comunidade. Quando o poder público se aproxima da população dessa forma, o impacto é direto e positivo”, declara.
Oportunidade
Ao longo de três dias, os participantes compartilharam momentos de aprendizado, trocas de experiências e, principalmente, oportunidades de transformar talento e dedicação em fonte de renda e autonomia.
Nesse sentido, a instrutora de alimentos do Senai, Yasmin Moura, ressalta a importância da formação para a realidade local. “É uma ação muito importante, porque eles estão tendo a oportunidade de aprender coisas diferentes, novas receitas que podem fazer para vender, para ter uma renda ou complementar a que já têm. São três dias de aula, totalizando 12 horas, e é super interessante que eles estejam aqui para aprender”, explica.
Para a participante e moradora do Bugio, Thayrine Menezes, a capacitação é uma oportunidade para conquistar a independência financeira. “Como tenho um filho autista, meu tempo é reduzido para o trabalho, pois tenho que atender as demandas de cuidado e atenção à saúde dele. Então estou buscando conhecimento para gerar uma renda extra em casa, sem sair da rotina com meu filho. Esse curso vai me ajudar muito a dar uma vida melhor à minha família. Gosto muito de cozinhar, já vendi algumas coisas, e agora quero levar isso como profissão,” revela.
A coordenadora do Espaço Cuidar Bugio, Alana Froes, reforça o impacto positivo da iniciativa. “Esse curso tem uma importância enorme para a comunidade. Além de oferecer uma nova capacitação, fortalece quem já trabalha na área, dando mais apoio e segurança para empreender,” conta.









Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





