

O Programa Estadual de Promoção, Proteção e Prevenção da Saúde Menstrual (Cuidar-SE) continua sendo ampliado em Sergipe. Nesta quarta-feira, 4, foi a vez de 60 mulheres atendidas pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) e pela Coordenadoria da Mulher de Campo do Brito receberem os absorventes. A iniciativa é do Governo de Sergipe, por meio das secretarias da Educação (Seed), de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic).
O Cuidar-SE busca fortalecer o combate à pobreza menstrual através da distribuição de absorventes. O programa já vinha fazendo a diferença na vida de milhares de meninas e mulheres de 9 a 21 anos que menstruam e estão matriculadas na rede pública estadual de ensino. Porém, este ano, está sendo ampliado e alcançando, também, sergipanas atendidas pelos CRAMs, como destaca a secretária da SPM, Danielle Garcia. “Queremos que mais mulheres tenham acesso aos absorventes, garantindo saúde e dignidade menstrual. Essa entrega em Campo do Brito reforça o compromisso do Governo do Estado com a promoção de políticas públicas para esta pauta tão importante, que é o combate à pobreza menstrual”, afirma.
Além da distribuição dos absorventes, a SPM realizou uma roda de conversa com as mulheres, promovendo um momento de acolhimento e escuta. Quem participou da ação, agradeceu pela iniciativa, a exemplo da moradora Jeane Santos. “Agradecemos por trazerem esse projeto do Cuidar-SE para a nossa cidade, dando a oportunidade às mulheres de estarem se cuidando, especialmente em relação à saúde menstrual. Também conversamos sobre o autocuidado com a saúde, a higiene pessoal e a importância de fazer um preventivo, além de cuidar, ainda, de todas as mulheres que estão à nossa volta”, ressalta.
O Cuidar-SE
Garantir a dignidade menstrual é reconhecer um direito básico de adolescentes, jovens e mulheres que menstruam. Com esse compromisso, o Governo de Sergipe lançou o Cuidar-SE, uma ação conjunta da Seed, Seasic e SPM. A proposta visa fortalecer a educação sobre saúde, higiene íntima e cuidados menstruais, atendendo estudantes da rede estadual de ensino e, desde o início deste ano, também mulheres assistidas pelos CRAMs de municípios sergipanos.
Desde o lançamento, em 2024, o programa já investiu mais de R$ 3 milhões, distribuindo mais de 800 mil pacotes de absorventes. Através da SPM, somente este ano, foram entregues mais de 3.800 absorventes em 13 municípios sergipanos.
Sergipe População aprova Verão Sergipe em Pacatuba e destaca impacto econômico no litoral norte
Sergipe Orquestra Jovem de Sergipe abre 70 novas vagas
Sergipe Secretaria de Estado da Saúde alerta para novas mudanças nos modelos de receituários de medicamentos controlados Mín. 20° Máx. 28°





